Pular para o conteúdo
Search

Tribunal Misto decide continuar o processo de impeachment de Witzel

Imagem: Reprodução

Processo de impeachment de Witzel se deu por suspeitas de envolvimento em compras fraudulentas de insumos para o combate do covid-19

Após a sessão desta quinta-feira (5), o Tribunal Especial Misto decidiu, por unanimidade, dar prosseguimento ao processo de impeachment do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC). O afastamento foi determinado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em agosto, por suspeita de irregularidades e desvios na área da saúde.

A sessão durou aproximadamente quatro horas. Entre as determinações, também ficou decidido que Witzel deverá deixar o Palácio Laranjeiras. O prazo é de 10 dias.

“A partir do dia da intimação, ficará suspenso o exercício da função de governador de Rio de Janeiro até a sentença final. Ele passa à condição de denunciado. A chefia do poder executivo será exercida interinamente pelo vice-governador Cláudio Bonfim de Castro e Silva”, afirmou ao fim da sessão o o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e do Tribunal Especial Misto, Cláudio de Mello Tavares.

Processo de impeachment

O início do processo de impeachment de Witzel foi aprovado em 10 de junho, por 69 deputados, de um total de 70 parlamentares. No dia 28 de agosto, o então governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi afastado do cargo pelo STJ. A decisão fazia parte da Operação Tris in Idem (“Três do mesmo”, em latim), que investiga irregularidades e desvios na área da saúde.

No dia 23 de setembro, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o relatório que pedia o impeachment do governador afastado. A decisão foi unânime.

Após a decisão do Tribunal Especial Misto, o processo seguirá para a etapa de tomada de depoimentos e coleta de provas.

O governador é suspeito de envolvimento em compras fraudulentas e superfaturadas de equipamentos e insumos para o combate à pandemia de covid-19.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.