O TJRJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) lançará em Macaé, no dia 1º de agosto, o Programa de Apadrinhamento Afetivo. O evento de lançamento será às 8h30 no salão nobre da Câmara Municipal.
A iniciativa do judiciário estadual tem como proposta criar uma consciência solidária e atenta à necessidade de amparo afetivo às crianças e adolescentes acolhidos em instituições no Estado do Rio de Janeiro, além de efetivar os princípios de garantias previstos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
No site do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, segundo a cartilha de Apadrinhamento, há informações e orientações com a ideia de propiciar às crianças e adolescentes, em medida de acolhimentos institucional e familiar, com esperanças remotas de reinserção familiar e adoção, a oportunidade de construir laços de afeto e apoio material, com possibilidades de amparo educacional e profissional, com pessoas da sociedade civil que tenham disponibilidade emocional e/ou financeira para se tornar padrinho ou madrinha.
O Programa de Apadrinhamento estabelece três modalidades: Apadrinhamento Afetivo – visita regularmente o afilhado, buscando-o para passar fins de semana, feriados ou férias escolares, proporcionando as promoções social e afetiva e revelando a ele as possibilidades de convivência familiar e social saudáveis; Apadrinhamento Provedor – oferece suporte material ou financeiro à criança e ao adolescente; Apadrinhamento Prestador de Serviços – atende às necessidades institucionais das crianças e/ou adolescentes, conforme a sua especialidade de trabalho, sendo um fornecedor de serviços médicos, odontológicos etc.
Para apadrinhar, o município disponibilizará, durante o lançamento, informações do Centro Municipal de Atenção à Infância e à Adolescência (Cemaia), que tem por finalidade acolher e assegurar proteção integral em caráter provisório e excepcional às crianças e aos adolescentes afastados do convívio familiar por meio de medida protetiva de acolhimento institucional.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Proteção Especial de Alta Complexidade, no telefone (22) 98846-7440 ou por meio do email [email protected]