Apesar de nova, Búzios possui muitas histórias, e suas belas praias não são diferentes.
Muitas são as histórias contadas pelos moradores mais antigos, a maioria delas bem antes da emancipação.
Praia dos Ossos
Segundo relatos, a Praia dos Ossos, antes conhecida como “Praia dos Marimbondos” ganhou esse nome por conta dos ossos de baleia que eram depositados na areia durante o período que acontecia a pesca baleeira no balneário, no século XVIII.
Outra história conta que ela ganhou esse nome por conta dos ossos humanos que apareciam no morro da Igreja de Sant’Anna, construção de 1740, atualmente onde está localizado o único cemitério da cidade e que na época já servia para esta finalidade. Segundo relatos, as ondas do mar batiam nos paredões de terra, fazendo com que os ossos fossem desenterrados.
Praia de Manguinhos
A Praia de Manguinhos, atualmente conhecida por possuir um dos fins de tarde mais lindos da cidade, possui até os dias de hoje um cais de pedras feito pelos escravos, que pode ser visto em dias de maré baixa.
Praia de José Gonçalves
José Gonçalves era um dos maiores traficastes de escravos da região, e mesmo após a proibição do tráfico de escravos nas águas brasileiras em 1850, José Gonçalves continuou fazendo fortuna.
A praia ganhou seu nome pois era nela onde ele fazia o desembarque ilegal dos negros. Por ser uma praia mais escondida, não era possível que a fiscalização o pegasse.
Existe um movimento para a mudança do nome da praia, por entenderem que soa como uma homenagem à um criminoso.