O prêmio “Mulheres que Inspiram” é uma iniciativa da Prensa na busca por colaborar com o empoderamento feminino e a visibilidade social das mulheres do interior fluminense
Durante todo o mês de março a Prensa homenageou algumas das muitas mulheres que inspiram na Região da Costa do Sol. Em Búzios destacamos três mulheres, de diferentes idades, bairros e atuações na sociedade, para que suas histórias se tornem ainda mais conhecidas e inspirem outras mulheres a ocuparem os espaços que desejarem.
1) BETH FERNANDES– Nasceu e viveu uma parte da infância na Fazenda Porto Velho, na região da Baia Formosa, até ser expulsa com a família do local na década de 1970. Desde então, ela e seu povo não viam a hora de poder retornar ao lar. O que, agora, finalmente, está perto de acontecer, segundo Beth. Essa conquista de poder retornar para casa aconteceu após Beth, em 2019, interromper uma reunião na Prefeitura de Búzios para reivindicar seus direitos.
2) PÉTALA CORMANN – Atualmente com 22 anos e moradora de Búzios, é reconhecida pela sua militância na defesa dos estudantes, além de participar de movimentos em defesa dos direitos das mulheres, trabalhadores e do povo negro. Pétala entre os anos de 2016 e 2018 se tornou diretora da União Municipal dos Estudantes de Armação dos Búzios (UMEAB), no qual participou da segunda ocupação estudantil, no Colégio Municipal Paulo Freire, em 2018.
3) OLÍVIA SANTOS – Nascida em Búzios, Olívia viu diversas transformações no balneário, não apenas no desenvolvimento urbano, mas na estrutura da própria sociedade. Hoje, ela é conhecida pelo trabalho no coletivo “Por Nossos Filhos”, grupo que integra pais e responsáveis de alunos da rede municipal para lutar pelos direitos dos estudantes e fazer o trabalho de conscientizar as famílias sobre como o ensino tem sido efetuado, além de cobrar respostas da Prefeitura em casos de déficits no setor.
As histórias dessas três mulheres potentes de Búzios estão no site www.prensadebabel.com.br