Um laudo emitido pelo Instituto Municipal de Medicina Veterinário Jorge Vaitsman confirmou que três macacos encontrados mortos em Araruama foram vítimas da Febre Amarela.
Os três animais da espécie Sagui foram encontrados mortos no bairro Parque Hotel. Com a confirmação sobe para nove o número de municípios no Estado do Rio de Janeiro, que registraram morte em Macacos devido a Febre Amarela. Animais também foram encontrados mortos em Angra dos Reis (Ilha Grande), Barra Mansa, Duas Barras, Engenheiro Paulo de Frontin, Miguel Pereira, Niterói, Paraty, Valença e Volta Redonda. É importante ressaltar que os macacos são tão vítimas quanto os seres humanos da Febre Amarela.
De acordo com a Fiocruz, quanto menos macacos, mais o mosquito buscará sangue das pessoas. A doença é transmitida por um mosquito infectado. Quando se observa macacos que também contraíram a doença é a hora dos seres humanos reforçarem os cuidados. Neste caso, é importante que os moradores de Araruama e dos arredores que ainda não se vacinaram, procurem o posto de vacinação o mais rápido possível.