Pular para o conteúdo
Search

Três cidades do Rio são identificadas com a variante brasileira da Covid-19

Variantes do coronavírus — Foto: Reprodução/GloboNews

Os casos foram confirmados em Petrópolis, Belford Roxo e dois na capital do estado. Segundo especialistas, a variante é mais transmissível, embora não se tenha confirmação de que seja mais letal.

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o estado do Rio de Janeiro já possui pelo menos quatro casos da variante brasileira da Covid-19. A afirmação veio nesta terça-feira (16). As cidades confirmadas, até o momento, são Petrópolis e Belford Roxo, com um caso cada, e dois casos na capital.

Essa mutação da doença, chamada de P.1., foi identificada primeiro em Manaus e segundo especialistas ela é mais transmissível, embora não se tenha confirmação de que seja mais letal.

Segundo o Governo Federal, até a última segunda-feira (15) foram confirmados 170 casos da nova variante em dez estados, entre eles o Rio.

Os pacientes detectados com a nova cepa da doença foram identificados no Hospital de Laranjeiras, na Zona Sul, e no Hospital do Andaraí, na Zona Norte.

Segundo um laudo da Fiocruz, não há confirmação se a transmissão dessa mutação ocorreu em solo fluminense ou se essa amostra é de alguém que pegou a variante em outro lugar e ficou doente no RJ.

“Nós temos diferentes desfechos clínicos relacionados a essa variante, tanto casos brandos quanto casos graves. Não temos dados estatísticos que podemos definir como uma variante mais letal”, explicou a infectologista Paola Resende.

Segundo a fundação, apenas uma investigação epidemiológica vai apontar a origem do vírus — a cargo das secretarias de Saúde e do Ministério da Saúde.

Além do RJ, São Paulo, Pará, Roraima e Ceará já tinham mapeado pacientes com a P.1.

Pacientes de Manaus

Desde o dia 29 de janeiro, o Rio recebeu 57 pacientes com Covid vindos de Manaus.

A Defensoria Pública da União e do estado e o Ministério Público Federal e do Rio constataram irregularidades nessa transferência.

Um paciente – que acabou morrendo – ficou internado em duas enfermarias que não atendem casos de coronavírus – uma no Hospital Federal do Andaraí e outra no Hospital dos Servidores, onde duas pessoas testaram positivo pra Covid.

O que se sabe sobre variantes

Três variantes do SARS-CoV-2 estão sob a atenção dos cientistas: B.1.1.7 (britânica), 501Y.V2 (sul-africana) e P.1. (brasileira).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas estão se espalhando rapidamente por todo o mundo. A britânica já está em 80 países, a sul-africana circula em 41 países e a brasileira foi identificada em 10.

*Com informações do G1.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.