Search

Três autores da Região dos Lagos para celebrar o Dia Nacional do Livro

Literatura que explora diversidade, história e paisagens da região trazem novas perspectivas para o público neste 29 de outubro
Autores e seus livros/ Reprodução

No Dia Nacional do Livro, comemorado nesta terça (29) em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, três autores da Região dos Lagos destacam-se por obras que exploram temas variados como diversidade, memória e folclore brasileiro. Victor Viana, Rodrigo Cabral e Clinton Davisson são alguns dos nomes que enriquecem o cenário literário da região, cada um trazendo uma narrativa única e envolvente.

Victor Viana, com seu livro A Criança Debaixo do Guarda-chuva, lançado em 2021, traz uma abordagem inclusiva e poética ao criar uma personagem sem gênero definido. A narrativa trata de amizade, tolerância e desafios da infância, como explicou o autor: “A criança protagonista desta história nos permite adentrar nos sabores e dissabores da sua trajetória, desde amizades conquistadas e perdidas até dilemas familiares. A singularidade dela é o objeto imponente e peculiar que carrega para todos os lugares: o guarda-chuva”. A obra de Viana conquistou leitores jovens e também levou discussões sobre literatura e direitos humanos a rodas de conversa em escolas públicas da região. O livro pode ser adquirido, aqui.

Já Rodrigo Cabral, escritor e fundador da Sophia Editora, apresenta em Refinaria uma obra poética que reflete sobre as transformações da paisagem e das memórias afetivas da Região dos Lagos. O livro, lançado na última Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), retrata o olhar do autor sobre locais como Cabo Frio e a Laguna de Araruama. “Ouvi o que esses cenários diziam sobre as memórias, sempre borradas e fragmentadas”, conta Cabral, que revela na sua poesia a forte conexão com os cenários onde cresceu e a nostalgia de um tempo passado. O livro pode ser adquirido, aqui.

Clinton Davisson, jornalista e pesquisador, autor do romance Baluartes – Terra Sombria, uma narrativa de terror e aventura histórica ambientada no Brasil Colônia. Depois de mais de 12 anos de pesquisa, Davisson criou uma trama que combina precisão histórica com personagens do folclore nacional, como Curupira e Cuca, e figuras históricas como Tiradentes. No livro, jovens de diferentes etnias são convocados por uma sociedade secreta para investigar seres mitológicos em um Brasil do século XVIII. O autor, que já estudou línguas indígenas para outras obras, buscou na cultura nativa inspiração para sua narrativa, oferecendo uma história envolvente e rica em detalhes sobre as raízes culturais brasileiras. O livro pode ser adquirido online, aqui.

Essas obras, que exploram temas distintos e originais, podem ser comprados nas principais plataformas digitais como Amazon, e livrarias de todos país pela internet, oferecendo ao público a chance de mergulhar em narrativas que exaltam a diversidade e a memória do Brasil.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Macaé inicia campanha de matrícula escolar 2025

Efeito G20: Visit Rio projeta aumento de 20% nos eventos em 2025

Atleta de Búzios conquista medalha de prata em campeonato europeu de jiu-jitsu

Inscrições para VI Concurso de Presépios Natalinos da Froc estão abertas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.