No Dia Nacional do Livro, comemorado nesta terça (29) em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, três autores da Região dos Lagos destacam-se por obras que exploram temas variados como diversidade, memória e folclore brasileiro. Victor Viana, Rodrigo Cabral e Clinton Davisson são alguns dos nomes que enriquecem o cenário literário da região, cada um trazendo uma narrativa única e envolvente.
Victor Viana, com seu livro A Criança Debaixo do Guarda-chuva, lançado em 2021, traz uma abordagem inclusiva e poética ao criar uma personagem sem gênero definido. A narrativa trata de amizade, tolerância e desafios da infância, como explicou o autor: “A criança protagonista desta história nos permite adentrar nos sabores e dissabores da sua trajetória, desde amizades conquistadas e perdidas até dilemas familiares. A singularidade dela é o objeto imponente e peculiar que carrega para todos os lugares: o guarda-chuva”. A obra de Viana conquistou leitores jovens e também levou discussões sobre literatura e direitos humanos a rodas de conversa em escolas públicas da região. O livro pode ser adquirido, aqui.
Já Rodrigo Cabral, escritor e fundador da Sophia Editora, apresenta em Refinaria uma obra poética que reflete sobre as transformações da paisagem e das memórias afetivas da Região dos Lagos. O livro, lançado na última Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), retrata o olhar do autor sobre locais como Cabo Frio e a Laguna de Araruama. “Ouvi o que esses cenários diziam sobre as memórias, sempre borradas e fragmentadas”, conta Cabral, que revela na sua poesia a forte conexão com os cenários onde cresceu e a nostalgia de um tempo passado. O livro pode ser adquirido, aqui.
Clinton Davisson, jornalista e pesquisador, autor do romance Baluartes – Terra Sombria, uma narrativa de terror e aventura histórica ambientada no Brasil Colônia. Depois de mais de 12 anos de pesquisa, Davisson criou uma trama que combina precisão histórica com personagens do folclore nacional, como Curupira e Cuca, e figuras históricas como Tiradentes. No livro, jovens de diferentes etnias são convocados por uma sociedade secreta para investigar seres mitológicos em um Brasil do século XVIII. O autor, que já estudou línguas indígenas para outras obras, buscou na cultura nativa inspiração para sua narrativa, oferecendo uma história envolvente e rica em detalhes sobre as raízes culturais brasileiras. O livro pode ser adquirido online, aqui.
Essas obras, que exploram temas distintos e originais, podem ser comprados nas principais plataformas digitais como Amazon, e livrarias de todos país pela internet, oferecendo ao público a chance de mergulhar em narrativas que exaltam a diversidade e a memória do Brasil.