Search
Degradê com CSS

TRE julga nesta terça recurso contra o prefeito Alexandre Martins em processo por abuso de poder econômico nas eleições de 2020

Colegiado do Tribunal analisa nesta terça (18) os embargos de declaração interpostos pela coligação adversária “Força do Bem”
Alexandre Martins e Miguel Pereira Búzios

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realiza, nesta terça-feira (18), às 15h, o julgamento dos embargos de declaração feitos pela coligação “Força do Bem”, que teve Leandro Alex de Souza da Silva, o Leandro do Bope, como candidato a prefeito de Armação dos Búzios em 2020. O recurso foi interposto depois que o Tribunal julgou improcedente a ação que o prefeito Alexandre Martins, o vice-prefeito Miguel Pereira e o vereador Victor Santos respondem por abuso de poder econômico durante a campanha daquele ano.

Naquela ocasião, no último dia 17 de agosto, o colegiado decidiu pela improcedência da ação de forma unânime, ou seja, por sete votos a zero. Em primeira instância, o mandato do prefeito; do vice-prefeito; e do vereador haviam sido cassados. Como não havia trânsito em julgado do processo, puderam recorrer no cargo. O recurso da coligação adversária será julgado por videoconferência. O representante legal do prefeito, o advogado Pedro Canellas, se disse confiante.

“A expectativa é que a decisão seja mantida e, por consequência, a improcedência da ação”, frisou Canellas.

A ação é fruto de uma denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) por causa da apreensão, em um comitê de campanha, de cópias de documentos de identidade; comprovantes de residências; títulos de eleitor; além de contratos de prestação de serviço e R$3,6 mil em dinheiro.

Para agravar a situação de instabilidade jurídica, o prefeito e o vice foram cassados em outra ação por abuso de poder econômico na mesma campanha eleitoral. Em 9 de setembro, o TRE-RJ determinou a cassação dos diplomas de ambos e a inelegibilidade de Alexandre Martins por oito anos. Como no outro processo, os dois puderam recorrer no cargo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Na outra ação, a acusação é de compra de votos no dia da eleição, em 15 de novembro de 2020. Naquela ocasião, após denúncia anônima, policiais militares apreenderam R$ 6,2 mil em espécie e material de propaganda do então candidato Alexandre Martins. A quantia e o material de campanha foram encontrados no veículo do coordenador da campanha da chapa majoritária do partido Republicanos, Anderson Neves Machado. Também foram encontradas anotações de pagamentos a colaboradores e supostos benefícios a eleitores.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!