Pela segunda vez fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Araruama interferiram em uma atividade do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) no município. Na tarde desta quinta-feira (23) cerca de 8 agentes do TRE abordaram militantes do partido que faziam panfletagem para o candidato a deputado estadual Tiago Cócaro, morador do município. De acordo com os militantes, os agentes afirmaram que a panfletagem não poderia acontecer porque as medidas dos panfletos deveriam estar especificadas no próprio material.
Ainda de acordo com os militantes, no mesmo momento consultaram a advogada estadual do partido que desmentiu a afirmação. A especificação do tamanho do panfleto só precisa vir na nota fiscal. O candidato Tiago Cócaro apresentou a nota, que tinha todas as informações exigidas pela legislação eleitoral. Os militantes foram liberados a continuar o exercício democrático.
No dia 10 deste mês, ainda fora do período eleitoral, os mesmos agentes já tinha tentando impedir uma roda de conversa organizada pelo deputado federal Glauber Braga , também do PSOL, na Praça da Bíblia, centro da cidade. A atividade é uma prestação de contas itinerante do mandato do parlamentar que ele realiza em todo o estado.
O Psol-RJ, na ocasião, sobre o incidente com o deputado Glauber Braga, lembrou, em nota, que “esse mesmo tipo de atividade de prestação de contas é realizado periodicamente pelos demais membros do PSOL, entendendo que o diálogo aberto com a população é o caminho para um mandato eficiente e que, de fato, atenda às necessidades do povo”.