Na manhã desta quinta-feira (9), em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), abordou um roda de conversa organizada pelo deputado federal pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Glauber Braga, na Praça da Bíblia, centro da cidade. A atividade é uma prestação de contas itinerante do mandato do parlamentar.
O PSOL-RJ emitiu uma nota de repudio a atuação do TRE de Araruama. De acordo com pessoas presentes a roda de conversa, os agentes abordaram os participantes, e o próprio deputado, de forma parcial, arbitrária e truculenta. Chegaram a tentar apreender uma placa de identificação da roda, que não continha número ou outra informação que caracterizasse propaganda eleitoral. Por fim a atividade transcorreu como o previsto.
“Realizo essa atividade, como forma de prestação de contas e exercício de mandato participativo, desde 2009. ”, lembrou o deputado aos agentes.
O Psol-RJ, ainda na nota, lembrou que “esse mesmo tipo de atividade de prestação de contas é realizado periodicamente pelos demais membros do PSOL, entendendo que o diálogo aberto com a população é o caminho para um mandato eficiente e que, de fato, atenda às necessidades do povo”.
Um dos participantes levantou a questão de que “essa atitude demonstra o quanto as cidades da Região dos Lagos ainda perpetuam uma cultura coronelista, onde o espaço público e a prefeitura respondem aos interesses de partidos e pessoas, e não às necessidades e direitos dos munícipes.”.
Na nota o partido também afirmou que sempre se posicionará em favor de mandatos de participação, que proporcionem voz e vez à população, atuando em defesa da democracia e do Estado de Direito.
Após a atividade em Araruama o depurado Glauber Braga ainda participou de mais duas rodas de conversa; uma em Búzios e outra em São Pedro da Aldeia, também na Região dos Lagos.