Nesta terça-feira (11) fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) fizeram uma operação apreenderam em três igrejas evangélicas de Macaé material de propaganda eleitoral de candidatos a deputado federal e estadual . Os fiscais também constataram que o material de campanha era distribuído durante o culto, o que é proibido pela Lei Eleitoral. A denúncias foram feitas pelos próprios fiéis.
Na operação, foram apreendidos aproximadamente 900 panfletos de campanha dos candidatos a deputado federal Francisco Floriano (DEM) e a deputado estadual Milton Rangel (DEM).
Francisco Floriano já está em seu segundo mandato como deputado federal. Pastor da Igreja Mundial do Poder de Deus, ele foi um dos fundadores da Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, no começo dos anos 1980. Na década seguinte, ajudou na criação da igreja onde ele atualmente frequenta, liderada por Valdomiro Santiago.
Em 2014, o deputado foi processado pela Procuradoria Regional Eleitoral do Rio: pastores da Igreja Mundial do Poder de Deus teriam pedido votos para Floriano durante um culto. Na época, ele negou que soubesse da propaganda irregular. Acabou sendo condenado a pagar uma multa de R$ 8 mil. Os responsáveis pelos templos evangélicos foram autuados e responderão a processo na Justiça Eleitoral. Segundo os fiscais do TRE, os candidatos também podem virar réus nas ações.
Com informações de O Globo e Cidade 24 Horas