Em viagem oficial a Brasília, o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (Republicanos), recebeu nesta quinta-feira (26) uma notícia que aguardava há tempos. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) aceitou o recurso da defesa do prefeito contra a decisão da Justiça Eleitoral local que reprovou as suas contas de campanha nas eleições municipais de 2020.
O colegiado do TRE entendeu durante o julgamento que ficou demonstrada “a inexistência de recebimento de qualquer recurso de fonte vedada ou qualquer outra irregularidade”.
Em declaração a veículos de imprensa locais, o advogado de Alexandre, Pedro Canellas, se mostrou tranquilo com a decisão.
“Ficamos felizes com a decisão, mas não é nenhuma surpresa. Sempre sustentamos que a sentença estava equivocada. Nunca houve qualquer doação irregular. O senhor Miguel Guerreiro (pai do Alexandre Martins) efetuou uma doação de R$ 30 mil para a campanha do filho. Ele tinha lastro financeiro para isso e não tinha nenhum impedimento legal para tal doação. É isso. Assunto encerrado”, declarou.
A vitória de Alexandre no TRE pela aprovação das contas e campanha nada tem a ver com as duas ações que o prefeito responde na Justiça por abuso de poder econômico e estão correndo em diferentes instâncias.