Acordos entre a Prefeitura de Búzios e a Delegacia da Capitania dos Portos de Cabo Frio foram iniciados para tratar da interdição dos píeres
As atividades de turismo náutico em Búzios foram significantemente afetadas após decisão da Capitania dos Portos em interditar píeres antes utilizados para embarque e desembarques de passageiros. Após a decisão, os píeres de Maguinhos e os dois píeres dos Pescadores, localizados na Praia da Armação, foram proibidos de receber as atividades.
Com isso, ações para tentar contornar a situação começaram a ser feitas na cidade. A Delegacia da Capitania dos Portos de Cabo Frio (DelCFrio), informou à Prensa que tratativas para regularizar um dos Píeres dos Pescadores, no Centro de Búzios, foram iniciadas entre a Prefeitura e a instituição.
De acordo com as informações, o objetivo é regularizar um píer para que seja possível realizar as atividades de transportes por embarcações menores, como traineiras. Foi informado também que será realizada uma reunião com representantes do Ministério Público Federal de São Pedro da Aldeia, Prefeitura de Búzios, Associação dos Pescadores e outros interessados, para tratar o assunto.
O presidente da Colônia dos Pescadores, Dominique Souza, informou à Prensa que a reunião acontecerá nesta quinta-feira (28), às 14h30 de forma virtual. Segundo ele, vão está presentes no encontro toda parte que tem desenvolvimento náutico.
ENTENDA O CASO
Após ofício emitido pela Delegacia da Capitania dos Portos de Cabo Frio, os píeres de Búzios foram interditados por não possuírem regularização junto a Marinha do Brasil, para embarque e desembarque de passageiros. De acordo com DelCFrio, a decisão a foi baseada após constatar, durante as atividades de Inspeção Naval, que embarcações de transporte de passageiros, inclusive de grande porte, como as escunas, estão atracando e desatracando no píer dos pescadores, oferecendo risco à segurança da navegação e aos passageiros.
Búzios possui atualmente cinco píeres para atracação e desatracação de embarcações, são eles: píer de Manguinhos, praia do Pier do Centro, dois na praia da Armação (píer dos pescadores) e o Píer do Porto Veleiro.
Destes, somente o Porto Veleiro, que é particular, está regularizado conforme previsto na Norma da Autoridade Marítima. Diante a situação, Profissionais do setor náutico que atuam na cidade relataram transtornos causados pelas interdições dos píeres, uma vez que encontram dificuldades para exercer a atividade.
A Prensa de Babel entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Búzios para obter informações sobre o andamento do processo de regularização dos píeres, mas até o momento não obteve um retorno.