Pular para o conteúdo
Search

Tratamento com cannabis medicinal é realidade para crianças autistas de Búzios

A cidade é a primeira do Brasil a dar esse passo e ainda pretende incluir a cannabis medicinal na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Foto: Reprodução I BBC
A cidade é a primeira do Brasil a dar esse passo e ainda pretende incluir a cannabis medicinal na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume). Foto: Reprodução I BBC

Segundo município, 90 pacientes entre 3 e 10 anos de idade estão sendo acompanhados

Há três meses o tratamento com cannabis medicinal é realidade para crianças autistas em Búzios. Segundo o município, neste primeiro momento 90 pacientes entre 3 e 10 anos de idade estão sendo acompanhados. A prescrição do medicamento foi integrada ao Programa Municipal de Saúde Mental durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 20 de agosto. O projeto de prescrição do óleo da cannabis é pioneiro no país.

De acordo com o secretário de Saúde do município, Leônidas Heringer, Búzios tem aproximadamente 380 crianças com autismo em diversos graus, e pretende até o final do ano atender a totalidade dessas crianças. O chefe da pasta explicou o porquê de o tratamento ter restrição de faixa etária inicial.

“Nesse primeiro momento estamos priorizando crianças entre 3 e 10 anos de idade, porque essas elas ainda não estão sob efeito de grandes doses de psicofarmacos, podendo o resultado desse tratamento ser melhor observado e avaliado. Constatamos um resultado muito positivo, tanto para essas crianças quanto para suas famílias”, esclareceu dizendo ainda que tanto ele quanto o médico responsável pelo tratamento, Dr. Eduardo Faveret, neuropediatra do Ambulatório de Saúde Mental, estão bastante animados e otimistas com a eficácia do uso do medicamento e, principalmente, pela receptividade e a aprovação desse tratamento, aprovado por unanimidade na 8ª Conferência.

O município pretende ampliar o tratamento para outras patologias como Alzheimer, Câncer, Parkinson, por exemplo. A liberação da medicação é realizada através da Associação Brasileira de Acesso do Rio de Janeiro (AbraRio) mediante prescrição do médico neurologista responsável pela criança. É necessário o responsável da criança ser associado da AbraRio.

A Secretaria de Saúde de Búzios está estudando incluir o medicamento na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME) para ser distribuído gratuitamente pelo município. Já está sendo montada uma equipe técnica para discutir não só o uso do canabidiol, mas também atualizar e renovar a grade de medicamentos dispensados pela Prefeitura Municipal. “Tudo que for importante do ponto de vista farmacológico e do tratamento, vamos estar trabalhando para oferecer em menor prazo possível para a cidade”, destacou Leônidas.

Segundo o município, encontra-se na Câmara dos Vereadores um projeto de lei que, uma vez aprovado, institucionaliza o uso do canabidiol no município de Búzios.  Além disso, a Prefeitura também está estabelecendo parcerias com instituições públicas de ensino e pesquisa, como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF), com o objetivo de analisar e avaliar os resultados do tratamento com óleo da cannabis.

Cannabis Sativa

As indicações e prosperidades da Cannabis Sativa é reconhecida como planta medicinal pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), através da Resolução nº 156, publicada no Diário Oficial da União, em 8 de maio de 2017.  

O medicamento de potencial terapêutico auxilia pacientes em tratamento de autismo, mal de Alzheimer, mal de Parkinson, fibromialgia, efeitos da quimioterapia e radioterapia, dentre outras ocorrências, que não respondem à medicação tradicional, como forma de melhorar a qualidade de vida.

buy office 365 pro

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Edital vai premiar rodas de samba em todo estado do Rio

Homem mais velho do mundo brasileiro João Marinho é exemplo de longevidade

Estudante de Búzios lidera projeto premiado no Parlamento Juvenil da Alerj

Casa do mestre Janis Roze está disponível para locação na Praia das Caravelas

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!