Equipe da Mobilidade Urbana faz operação de fiscalização em veículos de transporte público da empresa SIT Macaé
Após denúncias e cobranças de moradores, a Prefeitura de Macaé iniciou uma ação de fiscalização, realizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, para supervisionar a superlotação nos transportes coletivos urbanos da empresa SIT.
Segundo a pasta, o objetivo da operação é fazer com que os veículos da concessionária cumpram os itens essenciais de acessibilidade e segurança, além de todas as normas legais e decretos em vigor, quanto às medidas de segurança contra a Covid-19.
As equipes de fiscais da Coordenadoria de Transportes atuaram nos pontos finais das linhas de ônibus na Ajuda, Bosque Azul e T-41 (Granja dos Cavaleiros), e também no Terminal Cehab, em horários e locais de menor concentração para não impactar o transporte de passageiros.
A Prefeitura ressaltou que serão cobradas à concessionária o cumprimento do contrato de concessão e, consequentemente, o aprimoramento do atendimento.
As equipes continuarão atuar continuamente, de segunda a segunda, das 5h às 22h. São verificados itens como o elevador de acessibilidade e itens de segurança, como extintores e tacógrafo (registra a distância percorrida e a velocidade do deslocamento dos veículos).
“O compromisso do governo municipal é com a população, em oferecer um serviço de transporte de melhor qualidade. Desde o início, seguindo determinação do prefeito Welberth Rezende, estamos intensificando as fiscalizações, diariamente, e cobrando a empresa para que cumpra o contrato de concessão em vigor. O descumprimento do contrato por parte da concessionária pode levar a várias consequências”, pontuou o secretário de Transporte Jayme Muniz.