Manifestantes fecharam trechos da RJ 106 e Linha Azul diante da negativa da PM para realização de uma festa da Páscoa
Todas as linhas do transporte coletivo urbano de Macaé voltaram a operar normalmente nas primeiras horas desta segunda-feira (18). A informação é da Coordenadoria de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana do município. O serviço foi prejudicado neste domingo (17) quando moradores fecharam trechos da RJ 106 e Linha Azul em protestos contra uma ação da Polícia Militar (PM). Os militares impediram a realização de uma festa de Páscoa que aconteceria nas comunidades Nova Holanda, São Jorge e Malvinas, em desacordo com Decreto Estadual 44.617 de 2014, que prevê pedido de autorização para eventos com no mínimo 40 dias.
Segundo a assessoria da corporação, policiais militares do 32ºBPM foram deslocados para verificar o evento não autorizado que estava sendo montado na comunidade Nova Holanda. A montagem foi desmobilizada após orientação das equipes policiais no local.
Ainda de acordo com a assessoria, na tarde de domingo, os militares se depararam com outros eventos não autorizados sendo montados de maneira clandestina nas comunidades Malvina e São Jorge. A partir da ordem para encerramento da montagem nesses locais, bloqueios em vias públicas começaram a ser feitos e objetos foram incendiados. Uma pessoa foi detida ateando fogo nas proximidades da comunidade Bosque Azul.
Por medidas de segurança, para que não ocorressem incidentes de maior gravidade devido às manifestações, às 18h30 o serviço de transporte público coletivo foi suspenso pela Coordenadoria de Transporte, e retomado nesta segunda em todos os bairros.