O pequeno macaense Lucas Naves, de 6 anos, que luta contra uma rara leucemia, foi submetido na tarde desta segunda-feira (24), a um transplante de medula óssea após uma imensa campanha nas redes sociais a procura de um doador. O procedimento durou cerca de duas horas e, de acordo com informações de familiares, a cirurgia foi um sucesso.
O órgão doado foi encontrado no dia 12 de agosto. Lucas está internado em um hospital em São Paulo, onde deverá ficar mais alguns dias se recuperando do procedimento.
Conheça a história de Lucas
Os primeiros sintomas da leucemia em Lucas, morador de Macaé, apareceram no início da quarentena. Segundo o relato dos pais, tudo começou com uma febre, dores de cabeça, dores no corpo, na barriga, até o surgimento de manchas vermelhas, o que comprovou o diagnóstico de Leucemia Mieolomonocítica Juvenil, que é um tipo raro de câncer infantil.
Numa corrida contra o tempo, os pais de Lucas iniciaram uma campanha nas redes sociais para que um doador compatível fosse encontrado para a realização do transplante. No perfil criado no instagram, foram iniciadas as divulgações e campanhas em todo o país para que esse fim fosse alcançado, a imprensa local e regional, incluindo a Prensa, noticiou a busca do menino e de seus familiares até que um doador compatível fosse encontrado.
Atores globais e craques do futebol brasileiro, como o jogador do Flamengo, Gabigol, gravaram vídeos pedindo para que as pessoas comparecessem aos hemocentros e Incas (Instituto Nacional do Câncer) ou de qualquer lugar do Brasil, para que atualizassem o cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea).