Uma das maiores facções criminosas de Macaé foi a mais afetada na ‘Operação Legado’, após uma operação desencadeada desde o último dia 30, quando agentes da Polícia Militar apreenderam mais de 50 mil papelotes de cocaína, três quilos de maconha, sete fuzis, pistolas e milhares de munições, ambos encontrados na comunidade da Nova Holanda.
No fim da tarde da última quinta-feira (4), agentes da equipe do Serviço Reservado recebeu informação que materiais entorpecentes do bairro Botafogo, em Macaé, seriam transportados para o município de Quissamã.
De imediato, agentes de Serviço de Inteligência começou traçar a linha de investigação e monitorar um veículo suspeito, que tinha acabado de sair do bairro Botafogo e seguiu em direção ao bairro Imburo, onde o condutor iria cortar a BR-101, com destino a Quissamã.
Na metade da viagem, a PM abordou o veículo e durante a revista no interior do automóvel, os agentes encontraram mais de 51 pinos de cocaína e 12 quilos de pasta base. Segundo informações da polícia, o motorista do veículo disse que os materiais entorpecentes seriam entregues em um sítio, – numa zona rural-, em Quissamã.
Prontamente, os policiais foram até este local com o condutor, e ao chegar no destino os agentes avistaram na chácara 10 homens suspeitos de atuarem no tráfico, que aguardavam pela carga da droga. Ao perceberem a viatura da polícia, os criminosos tentaram fugir do sítio, porém oito foram presos, sendo que um deles foi identificado como gerente e químico da facção criminosa.
Ao revistar o interior do imóvel, foram encontrados 11 balanças de precisão e materiais para endolar as drogas. A PM de Macaé acionou reforço do Destacamento da Polícia de Quissamã para dar suporte a operação.
Os suspeitos foram detidos e encaminhados para a 123ª DP de Macaé, onde todos permanecem presos por associação e tráfico de drogas.
De acordo com o comandante do 32° BPM de Macaé, tenente coronel André Henrique Oliveira, nesta operação o prejuízo para a facção criminosa foi estimada em R$ 750 mil reais. A ação da PM em combate ao tráfico nas últimas semanas vem gerando desfalque momentâneo a facção Amigo Dos Amigos (A.D.A.).
Desde o último fim de semana, a PM vem dando prejuízo as ‘bocas de fumo’ com diversas ações nas comunidades macaenses, cujo número estimado pelos agentes pode chegar a quase R$ 4 milhões em apreensão de drogas, fuzis, pistolas e munições.
A operação ainda vai continuar e a polícia pretende levantar outras localizações de depósitos onde armas e drogas são armazenadas.