Condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, Elias estava preso desde 2002
Morreu nesta terça-feira (22) na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, o preso Elias Pereira da Silva, conhecido como Elias Maluco. Considerado pelas autoridades como um dos líderes do tráfico de drogas no Complexo do Alemão, Elias Maluco foi condenado a 28 anos de prisão, em 2005, pelo assassinato do jornalista Tim Lopes. O repórter foi torturado e morto em 2002, dentro de uma favela comandada pelo traficante, enquanto fazia uma reportagem sobre prostituição infantil e tráfico de drogas.
Ainda não há informações de como Elias Maluco morreu. Segundo o Depen – Departamento Penitenciário Nacional, está sendo aguardado o laudo da perícia realizada pela Polícia Federal.
Na semana passada, uma ação conjunta do Ministério Público RJ e da Polícia Civil realizou operações de busca em endereços supostamente ligados a Elias Maluco, para investigação de crimes de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho.
De acordo com o MPRJ, Elias Maluco era dono do tráfico de todas as favelas controladas pelo Comando Vermelho na Baixada Fluminense. Dentro da facção, ele estaria abaixo apenas do Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP, que também está preso na unidade federal de Catanduvas.
As investigações apontaram ainda que o faturamento mensal de algumas localidades na Baixada Fluminense com o tráfico de drogas, chega a R$ 7,2 milhões. Deste valor, cerca de 20% do lucro seria destinado às lideranças.