Por conta da pandemia do novo coronavírus, as apresentações do Dia de Reis devem acontecer durante a festa da Padroeira da cidade
A Folia de Reis é uma das festas culturais mais populares e tradicionais do Brasil. O Cortejo de Santos Reis, como também é conhecida, é celebrado no dia 6 de janeiro, no Dia de Reis. Em Búzios, o Cortejo é uma tradição que este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, não acontecerá na data de costume. Luis Romano Lorenzi, organizador e idealizador da Folia de Reis na cidade, afirma que as apresentações devem acontecer em julho, durante as festividades da Padroeira San’t Anna, que é celebrada no dia 26.
Romano explica que o evento não acontecerá justamente por conta da pandemia. De acordo com ele, a maioria dos foliões são pessoas idosas e do grupo de risco. Outro motivo é a aglomeração que seria gerada com o evento. A Folia é uma iniciativa própria de Luiz Romano, que organiza esta ação de resgate da Folia de Reis e o Cortejo em Búzios.
A Folia de Reis faz parte dos eventos culturais que foram adiados no Brasil por conta da pandemia, assim como o Carnaval no Rio de Janeiro, que este ano não vai acontecer em fevereiro. O evento está previsto para ocorrer no segundo semestre, nos dias 11 e 12 de julho.
DIA DE REIS
Segundo a tradição cristã, a data recorda o dia em que os três reis magos, Gaspar, Belchior e Baltazar, encontraram o Menino Jesus. Os reis teriam sido avisados do nascimento de Jesus e foram ao encontro Dele após terem sido guiados por uma estrela. De acordo com a narração bíblica, os Reis, presentearam o Menino com ouro, incenso e mirra.
O ouro oferecido por Belchior, com origem da Europa, representa a realeza, o incenso, levado por Gaspar da Ásia, representa divindade e era usado para purificar o ambiente. Já a mirra, entregue por Baltazar, da África, representa as características humanas e mortais de Jesus. A mirra era usada como medicamento.
HISTÓRIA DA FOLIA DE REIS
A Folia de Reis está ligada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola. Acredita-se que foi trazida para o Brasil no século XIX. Ela é celebrada na religião católica com o intuito de comemorar a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A celebração dura 12 dias e vai desde 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, até o dia 6 de janeiro, data na qual os Reis Magos chegam a Belém.
Um grupo de Folia de Reis é formado por um mestre ou embaixador, um contramestre, os três Reis Magos, os palhaços, os alfeires e os foliões. Os integrantes dos grupos usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos como, violas, reco-reco, tambores, acordeões, sanfonas, pandeiros, gaitas, entre outros. Cada grupo tem uma bandeira própria ou estandarte.
As comemorações são realizadas de acordo com as tradições e particularidades de cada região do país. Seja com as comidas típicas, músicas, brincadeiras e danças variam com local onde ocorre o festejo.