Search
Degradê com CSS

Trade turístico de Búzios critica suspensão de fogos no Réveillon em carta aberta

Documento assinado por cinco representantes do segmento fala em “marca negativa” para moradores e turistas
Fogos

O silêncio da falta dos fogos de artifícios no céu de Búzios durante a virada do ano ainda ecoa. Nesta terça-feira (3), representantes de associações que integram o chamado “trade turístico” divulgaram uma carta aberta em que criticam o cancelamento do show pirotécnico programado para quatro pontos da cidade, a apenas dois dias do Réveillon.

Na ocasião, a Prefeitura se justificou dizendo que não houve tempo hábil para a aquisição de fogos de artifício sem estampido, conforme exigência da Lei Municipal nº 1.690, de 22 de novembro de 2021, que proíbe “o comércio, manuseio, utilização, queima e a soltura de fogos de artifício sonoros no município”.

No documento, os hoteleiros falam em “frustração” e “acontecimento inacreditável” ao falarem sobre a suspensão da queima de fogos em cima da hora. Em determinado momento, o texto questiona o impacto financeiro que os donos de estabelecimentos turísticos podem ter após a divulgação prévia de que ocorreria o show pirotécnico.

“E, para as empresas que divulgaram a queima de fogos (obviamente sem muito ruído conforme a lei sancionada pelo prefeito), há até mesmo a provável situação de terem que indenizar clientes e responder a processos. A frustração nessa data, da falta desses artifícios nos festejos, deixou uma marca negativa nas expectativas de moradores e dos turistas que nos escolheram, também por esse motivo, para passar a virada do ano em Búzios”, diz a carta aberta.

De outro lado, apesar da crítica específica à festa de Réveillon, o pool de empresários elogiou os avanços na gestão do Turismo no atual governo, entre 2021 e 2022. O trade destaca como pontos fortes o “asfaltamento de vias públicas, a pintura da sinalização horizontal das faixas na via principal, o paisagismo de diversas áreas públicas, com a revitalização e a aquisição de novos equipamentos para a atividade e a implementação do seu calendário de eventos”.

A carta aberta é assinada pelo presidente executivo da Associação de Hotéis de Búzios (AHB), Marcos Macedo; pelo presidente da Associação de Pousadas de Búzios (APB) e da Associação Búzios Convention Visitors e Bureau (Búzios CVB), Angel Waizer; pela presidenta da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Búzios), Milene Copello; e pelo presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Búzios (SindSol), Thomas Weber.

“Motivos técnicos e processuais” impediram a queima

A festa estava prevista para ocorrer em quatro diferentes pontos – na Orla Bardot, no Centro; em Manguinhos, em Geribá e na Praça do Inefi, na Rasa. A proibição a que se refere a lesgislação estende-se por todo território do município, em recintos fechados e abertos, áreas públicas e locais privados, áreas urbanas e rurais. Quem não cumprir a Lei poderá ter o local interditado e lacrado, além de pagar multa.

“Por motivos técnicos e processuais não foi possível garantir a queima de fogos de artifício considerados “Casses A e B”, de vista, sem estampido ou que contenham até 25 (vinte e cinco) centigramas de pólvora por peça”, disse o texto enviado à imprensa às vésperas dos festejos de Réveillon.

No comunicado, a Prefeitura explica ainda que não havia mais balsas disponíveis para o fornecimento, o que acabou por acarretar questões técnicas para a contratação.

“Então, por prudência, optou-se por cancelar para não ocorrerem os mesmos problemas anteriores”, concluiu a nota.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Tricampeão Mundial de Longboard representa Búzios no REMA WSL Saquarema Surf Festival

Macaé publica primeira convocação do concurso público de 2024 com 100 novos chamados

Búzios tem 83% de ocupação hoteleira para Semana Santa e expectativa é de alta até o feriado

São Pedro realiza 1ª Feira Afro e Indígena com arte, ancestralidade e debate público

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!