Search
Degradê com CSS

Trabalho de combate ao Aedes aegypti é intensificado em Búzios

O volume de água da chuva aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Foto: Divugação
O volume de água da chuva aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Foto: Divugação

Município apresentou médio risco de infestação do mosquito no último LIRAa

O verão está se aproximando e com ele começa a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti. Com o excesso de chuva atípica na região dos últimos meses, é preciso redobrar o trabalho de prevenção. Em Búzios, a Prefeitura realizou esta semana uma ação intensiva nos bairros. A cidade apresentou médio risco índice de infestação (quando o índice é IIP > 3,9%), no último levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), feito em outubro pela Secretaria do Estado Rio de Janeiro.

Em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos. Ao mesmo tempo, o volume de água aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Do ovo à fase adulta, o ciclo de desenvolvimento do Aedes leva apenas de 7 a 10 dias. Uma ação simples, semanal, de vistoria de casas e espaços públicos pode interromper esse processo.

“Tivemos um longo período de chuvas intensas, sendo assim, é fundamental a coparticipação e conscientização dos moradores a respeito da prevenção a dengue. Precisamos que cada um faça sua parte, para que tenhamos um verão tranquilo e longe de doenças”, disse o Denis Ferraz, gerente da Vigilância Ambiental.

Denis reforçou a importância da participação dos moradores nessa campanha, seguindo as orientações dos agentes de Controle de Endemias, eliminando os depósitos que possam acumular água tornando-se possíveis criadouros.

Os bairros que ocorreram a ação essa semana foram: Albatroz, Alto de Búzios, Brava, Capão, Cem Braças, Centro, Ferradura, Ferradurinha, Forno, João Fernandes e Ossos.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios realiza limpeza do fundo do mar na Praia do Canto neste sábado em ação pelo Dia Mundial do Meio Ambiente

Instituto Dominus promove “Viagem Literária pelos Continentes” neste sábado com apresentações culturais e artísticas

Festival Gospel de Búzios terá show de Davi Sacer e celebração da cultura evangélica na Rasa

Arraiá do Bloco Não Tem Água na Moringa celebra cultura popular em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!