Município apresentou médio risco de infestação do mosquito no último LIRAa
O verão está se aproximando e com ele começa a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti. Com o excesso de chuva atípica na região dos últimos meses, é preciso redobrar o trabalho de prevenção. Em Búzios, a Prefeitura realizou esta semana uma ação intensiva nos bairros. A cidade apresentou médio risco índice de infestação (quando o índice é IIP > 3,9%), no último levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), feito em outubro pela Secretaria do Estado Rio de Janeiro.
Em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos. Ao mesmo tempo, o volume de água aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Do ovo à fase adulta, o ciclo de desenvolvimento do Aedes leva apenas de 7 a 10 dias. Uma ação simples, semanal, de vistoria de casas e espaços públicos pode interromper esse processo.
“Tivemos um longo período de chuvas intensas, sendo assim, é fundamental a coparticipação e conscientização dos moradores a respeito da prevenção a dengue. Precisamos que cada um faça sua parte, para que tenhamos um verão tranquilo e longe de doenças”, disse o Denis Ferraz, gerente da Vigilância Ambiental.
Denis reforçou a importância da participação dos moradores nessa campanha, seguindo as orientações dos agentes de Controle de Endemias, eliminando os depósitos que possam acumular água tornando-se possíveis criadouros.
Os bairros que ocorreram a ação essa semana foram: Albatroz, Alto de Búzios, Brava, Capão, Cem Braças, Centro, Ferradura, Ferradurinha, Forno, João Fernandes e Ossos.