Pular para o conteúdo
Search

Trabalho de combate ao Aedes aegypti é intensificado em Búzios

O volume de água da chuva aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Foto: Divugação

Município apresentou médio risco de infestação do mosquito no último LIRAa

O verão está se aproximando e com ele começa a preocupação com a proliferação do Aedes aegypti. Com o excesso de chuva atípica na região dos últimos meses, é preciso redobrar o trabalho de prevenção. Em Búzios, a Prefeitura realizou esta semana uma ação intensiva nos bairros. A cidade apresentou médio risco índice de infestação (quando o índice é IIP > 3,9%), no último levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), feito em outubro pela Secretaria do Estado Rio de Janeiro.

Em contato com a água das chuvas, os ovos colocados há semanas ou meses podem eclodir e dar origem a milhares de novos mosquitos. Ao mesmo tempo, o volume de água aumenta a oferta de criadouros para as fêmeas do Aedes colocarem seus ovos. Do ovo à fase adulta, o ciclo de desenvolvimento do Aedes leva apenas de 7 a 10 dias. Uma ação simples, semanal, de vistoria de casas e espaços públicos pode interromper esse processo.

“Tivemos um longo período de chuvas intensas, sendo assim, é fundamental a coparticipação e conscientização dos moradores a respeito da prevenção a dengue. Precisamos que cada um faça sua parte, para que tenhamos um verão tranquilo e longe de doenças”, disse o Denis Ferraz, gerente da Vigilância Ambiental.

Denis reforçou a importância da participação dos moradores nessa campanha, seguindo as orientações dos agentes de Controle de Endemias, eliminando os depósitos que possam acumular água tornando-se possíveis criadouros.

Os bairros que ocorreram a ação essa semana foram: Albatroz, Alto de Búzios, Brava, Capão, Cem Braças, Centro, Ferradura, Ferradurinha, Forno, João Fernandes e Ossos.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!