Pular para o conteúdo
Search

Trabalhadores denunciam surto de Covid-19 nas repartições públicas de Macaé e falta de testes na cidade

Fotógrafo: Mauricio Porão - Prefeitura de Macaé RJ

Prefeitura nega e diz que não passa de “fake news”

A redação da Prensa de Babel recebeu nesta sexta-feira (21) denúncias de surto de Covid-19 nas repartições municipais de Macaé. Segundo a denúncia, 40 servidores da Secretaria de Ordem Pública e todos os funcionários da Secretaria de Comunicação estariam contaminados com a doença e sendo obrigados a trabalhar mesmo com os sintomas.

“Manter as pessoas trabalhando, isso é erro do prefeito que até agora não baixou um decreto ou norma. Com isso, ninguém está sendo liberado e o vírus está circulando! É inadmissível a própria Vigilância Sanitária não seguir as normas, estão mantendo as pessoas infectadas trabalhando lá, o órgão que era para estar notificando e fechando portas”, disse um funcionário que preferiu não se identificar.

A Prefeitura negou e ressaltou que não passa de “fake news”, ato caracterizado como crime pela Justiça. Além de servidores contaminados, as denúncias também dão conta da falta de testes na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde disse que não há desabastecimento de testes de antígeno para identificação de casos positivos da COVID-19.

O município explicou que as unidades seguem novo protocolo de atendimento, com base em medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e orientação da Secretaria Estadual de Saúde: pacientes sintomáticos passam por triagem e atendimento médico. O teste de antígeno é aplicado em pacientes do grupo prioritário que apresentam condições que possam evoluir para quadro grave das doenças:

Gestantes; puérperas até 2 semanas após o parto; adultos maiores de 60 anos; crianças menores de 5 anos; indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico (risco de Síndrome de Reye); indivíduos com pneumopatias, cardiovasculopatias (excluindo hipertensão; arterial sistêmica), nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos (incluindo diabetes melitus); indivíduos com transtornos neurológicos e do desenvolvimento; e imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias. HIV/AIDS ou outros. Obesidade (IMC > ou igual 40 em adultos).

As unidades de referência para atendimento de casos de síndrome gripal (COVID-19 x Gripe Influenza) são: UPAs Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal da Imbetiba, Pronto Socorro do Parque Aeroporto e Hospital Público Municipal da Serra.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.