Prefeitura nega e diz que não passa de “fake news”
A redação da Prensa de Babel recebeu nesta sexta-feira (21) denúncias de surto de Covid-19 nas repartições municipais de Macaé. Segundo a denúncia, 40 servidores da Secretaria de Ordem Pública e todos os funcionários da Secretaria de Comunicação estariam contaminados com a doença e sendo obrigados a trabalhar mesmo com os sintomas.
“Manter as pessoas trabalhando, isso é erro do prefeito que até agora não baixou um decreto ou norma. Com isso, ninguém está sendo liberado e o vírus está circulando! É inadmissível a própria Vigilância Sanitária não seguir as normas, estão mantendo as pessoas infectadas trabalhando lá, o órgão que era para estar notificando e fechando portas”, disse um funcionário que preferiu não se identificar.
A Prefeitura negou e ressaltou que não passa de “fake news”, ato caracterizado como crime pela Justiça. Além de servidores contaminados, as denúncias também dão conta da falta de testes na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde disse que não há desabastecimento de testes de antígeno para identificação de casos positivos da COVID-19.
O município explicou que as unidades seguem novo protocolo de atendimento, com base em medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e orientação da Secretaria Estadual de Saúde: pacientes sintomáticos passam por triagem e atendimento médico. O teste de antígeno é aplicado em pacientes do grupo prioritário que apresentam condições que possam evoluir para quadro grave das doenças:
Gestantes; puérperas até 2 semanas após o parto; adultos maiores de 60 anos; crianças menores de 5 anos; indivíduos menores de 19 anos de idade em uso prolongado de ácido acetilsalicílico (risco de Síndrome de Reye); indivíduos com pneumopatias, cardiovasculopatias (excluindo hipertensão; arterial sistêmica), nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos (incluindo diabetes melitus); indivíduos com transtornos neurológicos e do desenvolvimento; e imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias. HIV/AIDS ou outros. Obesidade (IMC > ou igual 40 em adultos).
As unidades de referência para atendimento de casos de síndrome gripal (COVID-19 x Gripe Influenza) são: UPAs Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal da Imbetiba, Pronto Socorro do Parque Aeroporto e Hospital Público Municipal da Serra.