Primeira parcela foi paga aos informais há dez dias
Os trabalhadores formais de Macaé aguardam o liberação do Auxílio Emergencial Pecuniário sancionado em abril. Até o momento, a primeira parcela do benefício foi disponibilizada apenas para 428 trabalhadores informais no dia 24 do mesmo mês, somando um total de R$ 342.400.
Quando divulgada a liberação do auxílio para informais, o governo informou que aguardava as informações da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Macaé (CDL) para finalização do relatório.
O presidente da Acim, Francisco Navega disse na terça-feira (2) que entregou à prefeitura a relação de associados do setor do comércio, cumprindo determinação da lei, que teve seus protocolos e regras instituídos pelo governo.
“Nossa missão foi apenas entregar nossa listagem de associados. A escolha de quem receberá o benefício é única e exclusiva da prefeitura. Fizemos um filtro em nossos associados, pois a lei indicava apenas para empresas que não estavam autorizadas a abrir, que não funcionavam com delivery e com faturamento mensal de R$ 30 mil. Outra exigência também foi cumprida como funcionários residentes em Macaé. Fizemos a listagem e passsamos para prefeitura. Enviamos antes (do dia 24 de abril) e depois, com as alterações necessárias”, explicou Navega. Com as medidas de isolamento social, apenas 60% do comércio continua atuando.