Pular para o conteúdo
Search

Trabalhador da P-74 sofre acidente e sindicatos afirmam que Petrobras tentou omitir o caso

Plataforma P74 está localizada no Campo de Búzios, área de abrangência do Sindipetro RJ, mas a entidade do Norte Fluminense acompanha as investigações do acidente / Foto: Divulgação

Mais uma vez, o SINDIPETRO (Sindicato dos Petroleiros) Norte Fluminense receberam denúncias de que a Petrobras tentou omitir um acidente ocorrido na plataforma P-74, na Bacia de Santos, na tarde dessa quinta-feira (06).

Segundo informações da entidade sindical, o acidente ocorreu quando o petroleiro atuava em uma tarefa na caixa de engrenagens de uma válvula da Magvem, fazendo o alinhamento do Sistema de Captação de Água Salgada. O trabalhador sofreu fraturas na perna e no braço e foi levado para o hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia.

Segundo o Coordenador-Geral do Sindipetro NF, Tezeu Bezerra, apesar do Sindipetro RJ abranger a plataforma, a entidade do Norte Fluminense está acompanhando o caso. “A Petrobras tentou omitir mais um acidente, mas estamos acompanhando de perto a situação. Felizmente, o quadro do trabalhador é estável, mas vamos continuar investigando porque a gestão da Petrobras assediou toda força de trabalho a bordo para que os trabalhadores não fizessem contato com o sindicato”.

A P-74 atua no Campo de Búzios, situado a cerca de 200 Km da cidade do Rio de Janeiro.

Mais denúncias de irregularidades. O Departamento de Saúde do Sindipetro NF recebeu informações que colocam em suspeição o tratamento da UO-BC para com os cipistas eleitos, os em período de estabilidade de emprego e candidatos da eleição da CIPA 2019/2020

O Sindipetro NF informou que em dezembro do ano passado, recebeu denúncia da Plataforma PCH-2, onde um integrante da gestão 2017/2018 havia ainda o mandato sido transferido para plataforma P-12 e tanto um membro eleito para a gestão 2018/2019 e um da gestão 2017/2018, estavam colocados para trabalhar em terra.

Após a ação do Sindipetro-NF questionando a Petrobras sobre a caracterização de perseguição, o cipista eleito passou a embarcar e a empresa afirmou que não havia perseguição ao trabalhador da gestão 2017/2018, que o mesmo havia sido requisitado pelo gerente da base para realizar uma tarefa na base devido a sua experiência e que também não haveria a intenção de alterar o regime de trabalho do trabalhador. “De boa fé comunicamos o trabalhador da resposta da companhia e ficamos acompanhando o caso. Em fevereiro de 2019, nos reunimos com o gerente de RH da UO-BC que informou o mesmo. Entretanto as palavras dos gestores da companhia não se sustentam. Pois mesmo com a inscrição do trabalhador em período de estabilidade como candidato no pleito 2019/2020, o gerente da base de PCH-2 realizou a alteração de regime do trabalhador “desimplante” de offshore para administrativo”, informou a entidade sindical.

Esta semana, o Sindipetro NF questionou novamente o SMS sobre o impacto deste fato a idoneidade da Petrobras, relativa ao processo eleitoral e a relação para com os cipistas, candidatos e membros em período de estabilidade. “Diante de tais fatos e postura intransigente da Petrobras, não há outro caminho para o Sindipetro-NF que o de denunciar este fato às autoridades competentes. Pois tanto os fatos atuais quanto o histórico do processo eleitoral 2018/2019, indicam ações de perseguição a Cipistas e Ex Cipistas. Sendo um fato concreto por exemplo, da gestão desta unidade específica em 2017/2018 se estender exatamente por problemas dentro do processo eleitoral”, ressaltou Tezeu Bezerra.

Segundo Bezerra, a Cipa é de extrema importância para a segurança dos trabalhadores, mas temos um histórico recente de baixa participação dos trabalhadores no pleito eleitoral. “Está muito claro que a Petrobras persegue trabalhadores, que tem levado o processo ao descrédito e estão se afastando devido ao medo das perseguições. É preciso que todos façam suas inscrições na eleição das respectivas Cipas, pois estaremos sempre na defesa dos trabalhadores contra as injustiças e acreditamos que os órgãos responsáveis tomarão as devidas atitudes. Bem como os responsáveis por desvirtuar o possesso sofreram as devidas consequências”, declarou Bezerra.

O Sindipetro-NF terá uma reunião com a gerência de RH da UO-BC para tratar do assunto.
Solicitamos também que caso hajam outros casos que sejam enviados para os nossos diretores
ou email [email protected].

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.