A Organização Mundial do Turismo (OMT) identificou o turismo espiritual como um dos segmentos de viagens com crescimento acelerado em todo o mundo, tendo como principais motivações, de acordo com pesquisa realizada e apresentada em um artigo da Revista de Turismo Contemporâneo, o bem-estar, crescimento pessoal e o contato com a natureza. É aqui que Búzios aparece no centro deste fenômeno. Já há quatro décadas a cidade atrai viajantes em busca de conexão espiritual vinda de várias partes do mundo, em especial a Praia das Caravelas, reconhecida como um dos pontos de poder global e centro magnético de energia.
Esta praia está situada em uma área de preservação ambiental – a APA do Pau Brasil – que preserva mais de 11 km de mata atlântica original, onde já estiveram personalidades como a autora do best-seller “Anjos e Devas”, Dorothy Maclean, o biólogo e autor da teoria dos campos mórficos, Rupert Sheldrake, e ainda hoje é visitada pelo cientista e mestre espiritual letão, radicado nos EUA, Janis Roze.
A cidade, que é reconhecida pela sua estrutura no receptivo turístico, mantendo, de acordo com o Búzios Convention &Visitores Bureau, o segundo maior parque hoteleiro do estado, ainda mantém o foco da divulgação do lugar como ‘destino sol e mar’. Mas é nesta mesma cidade, especificamente na Praia das Caravelas, que foi desenvolvido um programa denominado Búzios Espiritualidade, uma atitude pioneira no conceito de turismo espiritual não só no município, mas também no Brasil. Desta atividade até um hotel de luxo, inaugurado recentemente, correspondente à 4 estrelas, dedicado aos viajantes que buscam essa experiência de contato com a natureza e práticas como ioga, meditação, retiros e cerimônias ancestrais, sem abrir mão do conforto e segurança.
Infraestrutura e pioneirismo
O Búzios Espiritualidade Hotel, que ainda conta com um restaurante vegetariano gourmet, com opções veganas no cardápio, sedia lançamento de livros, palestras e atividades culturais, é modelo de atenção socioambiental estará presente, tanto com separação do lixo orgânico para compostagem; ligação do sistema de esgoto a uma estação de tratamento particular para geração de água de reuso, levando poluição zero ao mar; ponto de conexão para carga de carros elétricos; e ações para diminuição da pegada de carbono, como utilização de energia solar (prevista para o segundo semestre de 2023), plantio de árvores, e uso de utensílios reutilizáveis, entre outros.
Esta iniciativa aponta uma tendência já absorvida na Europa; o viajante que escolheu um destino para seu ‘encontro espiritual’, mas quer contar com uma estrutura de alto nível para hospedagem, alimentação, transporte e segurança. Neste sentido, a experiência na Praia das Caravelas, é também um modelo para o restante da cidade, que chegou a sediar um encontro mundial de Yoga em 2019, pela quantidade, ainda não catalogada, de adeptos e locais oferecidos para esta prática.
Além de toda a mágica local, há serviços de caminhadas pela floresta com guias, pontos de interesse públicos como o Labirinto de David e a Pirâmide Cinética e a oportunidade única de experimentar atividades diversas sem precisar dar a volta ao mundo, como a tenda de suor dos indígenas Lakota, da América do Norte, um ritual ancestral realizado no local com autorização deste grupo indígena.
Por fim, o turismo de espiritualidade, como concorda o secretário de Turismo do município, Cristiano Marques, aponta mais uma alternativa para um destino que enfrenta o desafio do surgimento de outros destinos praianos com grandes atrativos de praia e lazer. “Do ponto de vista do turismo, é mais uma atratividade para o destino Búzios. Vejo como mais do que uma alternativa ao ‘sol e mar’, acho que os dois segmentos se complementam, e isso é muito bom. O município está, sim, atento a esse novo segmento”, afirma.
Búzios fica a 170 km da capital fluminense, e o acesso pode ser feito de carro ou ônibus. A viagem de carro tem duração média de 2h10, enquanto de ônibus, a viagem dura cerca de 3h30 entre a Rodoviária Novo Rio e a cidade de Búzios. Para quem não dirige e não deseja viajar de ônibus, há muitos serviços de transfer disponíveis entre diversos destinos do Rio de Janeiro e Búzios. Recentemente, o Aeroporto de Búzios passou a receber voos executivos e comerciais. Outra opção é optar pelos voos até Cabo Frio, que está a apenas 30 minutos de Búzios.