Pular para o conteúdo
Search
O corpo humano é só o corpo humano

Por Vilmar Madruga

Sou deísta, cristão e evangélico. Sou contra o ensino religioso nas escolas. Sou a favor do estado laico. Luto contra a homofobia. Sou contra a censura da arte e a favor da liberdade da cultura e das diversas manifestações religiosas. Passado o espanto posso explicar o motivo de declarar publicamente minha confissão de fé e minhas posições politicas.

O corpo humano é só o corpo humano

Acredito que a experiência da conversão e a revelação de Deus devem se dar no âmbito da liberdade e não de uma visão imposta e catequizada. Chegou a hora dos evangélicos que não deixam seus cérebros na porta dos templos saírem do armário. Somos confundidos com Felicianos, Malafaias e Bolsonaros. Alto lá, cara pálida. Nem todo o crente é alienado e nem todo pastor, um gigolô de Cristo, como tantos afirmam.

Não há equivoco maior do que combater um preconceito com outro. Posso dizer que não é nada fácil explicar para alguns dos meus pares seguidores de Jesus, de que podemos investigar se algo é crime mas nunca decidir se algo é arte. Claro que estou falando da recente polêmica sobre as exposições do Mam e do Santander. Não vi e não posso fazer uma crítica mais elaborada do que estava lá. Não gostei de algumas imagens por motivos totalmente diferente dos correntes, mas não diria que aquilo não é arte. Também não gosto das letras de alguns funks, mas não me atreveria a dizer que aquilo não é música.

Se 92% dos brasileiros não frequentam museus como podem saber quando estão diante de uma obra de arte ou não? A pintura do hoje incensado Van Gogh era considerada um lixo, tanto que morreu na miséria. A arte sempre esteve a frente de seu tempo. Ou não: se limitou a reproduzir o belo para ser aceita pela burguesia e enfeitar seus salões. Mas nunca deixou de ser arte por que alguém assim o quis. Nestas horas, sempre lembro de Drummond: Se meu verso não lhe agrada, seu ouvido é que está torto.

Mas, voltemos a questão mais polêmica: durante uma performance artística uma criança assistida pela mãe é estimulada a montar um novo desenho de um corpo deitado. Vamos à didática: a performance é baseada na obra Bichos de Lygia Clark. Peças de metal articuladas cujas estruturas podem ser modificadas pelo espectador compondo novos desenhos. Simples assim.

Por se tratar de um corpo humano a proposta poderia lembrar nossas inocentes brincadeiras de estátua na infância ou dos exercícios de aquecimento de grupos teatrais. Se o artista estivesse de malha, beleza! Mas, estava nú! Foi o suficiente para  levantar alguns setores da sociedade que viram erotização e pedofilia na cena. Quanto equivoco! Em minhas experiências de modelo vivo no atelier em casa, minha mulher e minhas filhas ainda crianças conviveram com homens e mulheres de todas as formas e etnias que posavam nús. Ninguém ficou traumatizado por isto. Posso lhes garantir: um corpo é um corpo, é um corpo, é um corpo.

Madruga é artista plástico, mora em Búzios, mas tirou uma ano pra descansar e está viajando pelo país

E um corpo nú, diante de uma plateia vestida é de uma vulnerabilidade indizível. Pedofilia assistida e consentida pela mãe que conhecia o repertório emocional daquela criança? Desculpem informar: vocês exageraram na fantasia. Os pedófilos agem vestidos para não chamar a atenção e frequentam sua casa, suas festinhas e até a sua igreja. Assim, talvez tenha que desapontar alguns grupos que esperavam de mim um reforço ao coro dos detratores da arte e da cultura e me alinhar aos que gritam por politicas públicas de combate à pobreza e a proteção à infância. A falta delas sim, um atentado a moral e aos bons costumes. Tratemos disto sem dogmas, sem hipocrisias. E principalmente sem embaraços e constrangimentos para estes inocentes. Pois deles é o reino dos céus.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.