Pular para o conteúdo
Search

Tock Hard – O representante do Hard Rock em Cabo Frio

Tente fazer as seguintes misturas de influências no rock: Led Zeppellin, Deep Purple, Whitesnake, Black Sabbath, Gary Moore, um toque de blues, sinta e ouça o resultado: Tock Hard.

Essa banda de Cabo Frio, fundada em 2005, e já com três álbuns lançados, e nas palavras do próprio Bruno Chaves, “com intenção de gravar o quarto álbum”. Nos eventos de encontros de motos, eles podem mostrar o seu próprio trabalho. Portanto, indo na contramão do mercado convencional das grandes bandas do rock nacional como Titãs, Plebe Rude, Legião Urbana, Angra e Sepultura, o Tock Hard vai construindo e consolidando o seu espaço underground.

A banda é formada por cinco músicos, que já estão na estrada há muito tempo. Os integrantes são Bruno Chaves, vocalista e fundador da banda, tendo uma pegada técnica de Glenn Hughes (ex-Deep Purple e Black Sabbath), um drive de Ronnie James Dio (ex-Rainbow e Black Sabbath, Dio), o sentimento de Robert Plant (Led Zeppellin) e a potência vocal de David Coverdale (ex-Deep Purple e atual Whitesnake). Bruno Chaves, além de fundador e vocalista, já teve outra banda autoral e já cantou em bandas de cover, mas desde 2005 resolveu tocar suas próprias músicas.

Além de Bruno chaves, a banda conta com o guitarrista e professor de guitarra Alexandre Bicudo, sendo professor de muitos guitarristas da região, o baterista Maurício Lemos que já tocou com muitos músicos e aparecendo inclusive no Programa do Jô. Além disso, o próprio Bruno Chaves já cantou em banda de cover autoral, mas desde 2005 com o Tock Hard, as letras são de composições próprias.

O guitarrista Bruno Martins, “sangue” novo na banda, além de talentoso e virtuoso, veio trazer novas energias para os músicos. O baixista Tadeu Uchôa, inclusive, já tocou na Europa e com músicos de vários estilos e conhecidos aqui no Brasil. Então, gente, não estou falando de uma banda qualquer, mas com estilo próprio, talentosa, músicas vibrantes e sonoras, vocal seguro e estiloso, guitarras possantes e harmônicas, além, é claro com músicos experientes e com uma trajetória há longo tempo de caminhada. É ouvir, curtir e sentir as sensibilidades das músicas.

A banda, como já havia dito, já lançou três álbuns de estúdios. Mas do último álbum “Marionete”, a músicalivro negro” e do segundo álbum THCvender pra você” são uma verdadeira avalanche de crítica social, crítica ao mercado religioso, a um modelo de futuro que querem nos fazer acreditar e comprar seus produtos como se fossemos apenas objeto de consumo e não seres humanos com sentimentos.

Algumas considerações sobre a letra da música:

Livro Negro”, do CD Marionete;

Ouço passos meu irmão,

Dia ruim, material

Um rangido e uma porta,

Um anúncio fatal,

Se nunca pensar,

Se nunca vibrar,

Se só cultuar,

Palavras viram força,

Um Livro Negro,

Já não corre nas veias,

O sangue que desdenhei,

Um desejo insano,

Um erro que agora eu sei”

A letra, além da potência dos instrumentos, expõe a angústia do indivíduo diante das situações escabrosas da vida. Não se sentir derrotado, ação para confrontar nossos fantasmas, nunca se entregar, pois somos sujeitos de nossas ações e responsáveis pelos nossos atos.

Vender para você, do CD THC;

Onde está o amanhã?

O que ele tem pra dar,

Vida louca, intensa,

O presente nos dá,

Vida de privações,

Crenças, religiões,

Nos proíbem de tudo,

Em nome do futuro,

Presente incerto, futuro concreto,

Querem me vender,

Vender pra você”

A letra dessa música nos faz perceber o quanto o mundo consumista com suas táticas e lógicas de dominação midiática, incutem em nossas consciências, para simplesmente nos fazer consumir, não apenas mercadorias, mas crenças, religiões e até mesmo fé. Uma lógica de mercado perversa, aproveitando de um caótico, de incertezas, angústias, depressões, desesperanças, privações materiais, vendendo ilusões, onde o que vale nessa lógica não é o ser humano, mas o objeto de consumo que tentam nos transformar.

É interessante perceber o vigor das músicas, a raiva descarregada contra os símbolos de um mundo decadente, que prega a prosperidade no circundar das injustiças humanas, na exploração da fé e utilizando as “igrejas” como produto de consumo e exploração.

Discografia:

Primeiro CD; Tock Hard.

Segundo CD; TH2.

Terceiro CD; Marionete.

Contatos para shows, entre na página oficial do Tock Hard: https://www.facebook.com/tockhard/

 

*George Berneri é sociológo e rockeiro

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.