Por votação unânime na Comissão de Normas Internas e Proposições Externas da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) , o vice-governador Thiago Pampolha foi aprovado, nesta última terça-feira (20), para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ).
A indicação, feita pelo governador Cláudio Castro (PL), recebeu cinco votos favoráveis e agora seguirá para votação em plenário, prevista para esta quarta-feira (21). A sabatina do indicado ocorreu na sede do parlamento fluminense e foi conduzida pelo presidente do colegiado, deputado Rodrigo Amorim (União).
Também votaram favoravelmente os deputados Filippe Poubel (PL), Fred Pacheco (PMN), Chico Machado (SDD) e Vinícius Cozzolino (União). Caso seja confirmado em plenário por maioria simples, Pampolha substituirá o conselheiro José Maurício Nolasco, que teve sua aposentadoria compulsória publicada no Diário Oficial na segunda-feira (19).
Durante a sabatina, Pampolha destacou a experiência adquirida nos debates orçamentários da Alerj e sua atuação no combate à sonegação fiscal. “Acredito que o cargo no TCE será uma grande experiência no meu currículo, uma mudança de vida decidida junto com minha família”, declarou. A sessão contou com a presença de 16 deputados e dois parlamentares licenciados, demonstrando a importância da indicação.
Pampolha afirmou que pretende atuar no TCE com isenção e foco no interesse público, destacando a importância da tecnicidade e da moralidade na análise das contas públicas. Também defendeu uma atuação mais próxima da população, com novos canais de denúncia e mais integração com os demais órgãos estaduais.
Trajetória política
Com 38 anos, Thiago Pampolha tem quase 15 anos de atuação na vida pública. Foi deputado estadual por três mandatos consecutivos e vice-governador eleito em 2022. Durante sua trajetória parlamentar, integrou e presidiu comissões importantes como as de Constituição e Justiça (CCJ), Orçamento, Tributação, Meio Ambiente e Defesa dos Animais. No Executivo estadual, chefiou as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude e de Ambiente e Sustentabilidade.