Theo Fresia nasceu em 27/10/1998, em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Theo é surfista e está entrando no rol dos melhores surfistas do mundo, onde, atualmente, disputa o World Qualifying Series (WQS), conhecida como a divisão de acesso ao World Tour (WT), e nesta sexta-feira (15) se classificou para o terceiro round com uma somatória de 12,25 e deixando para trás o sulafricano Jake Elkington.
Neste sábado (16) , ainda na praia de Cape Town, fará a quarta bateria rumo ás oitavas de final, onde pretende se manter entre os três primeiros. Em seguida vai para o Wolkswagen SA Open Surfing, em Porto Elizabeth, também na Africa do Sul, com pontuação 1500. Após essas duas etapas ele volta ao Brasil e vai focar nos treinos para, em agosto, disputar a perna europeia do circuito na Inglaterra e na França.
O esportista começou a surfar aos 8 anos, e Theo tem um vasto repertório e diversos pódios ao longo da sua curta carreira como atleta. Inspirado pelos irmãos, Fresia começou a competir naturalmente e vem numa pegada e regularidade que chama atenção dos especialistas do esporte.
Em 2017, o surfista se profissionalizou e logo no seu primeiro ano subiu ao pódio numa etapa do Sulamericano de Surf, no Panamá, ficando em 3° lugar. Nesse ano de 2018, Fresia ganhou a uma etapa na Praia Salt Creek, na Califórnia, nos EUA. O jovem atleta conta com uma linha de surf que mescla com a clássica e a agressiva, gosta da linha clássica, dos carvings alongados, isso mesclado com uma linha agressiva. O interessante para o Theo é a variação na onda. Conseguir fazer os dois tipos de surf na onda.
Outros títulos
Theo coleciona diversos canecos ao longo da sua jornada como surfista. Campeão Infantil Circuito Búziano, Campeão Estadual Infantil, Campeão Circuito ASBT- Cyclone, Bi-Campeão Circuito ASBT – Cyclone, Campeão Circuito Cabofriense, Campeão Circuito Norte-Fluminense, Campeão Circuito Norte-Fluminense / Bi-Campeão, Vice-Campeão Brasileiro Junior, Campeão Estadual Junior – RJ, Bi-Campeão Estadual Carioca (2010 – 2015) e Medalha Bronze no ALOHA CUP – International Surfing Association (ISA).