O dia 2 de fevereiro, dedicado à Yemanjá, se aproxima e com ele a Semana do Axé em Búzios. A atividade, totalmente gratuta e aberta ao público de todas as idades, e que ocorre até sábado (4), é uma relização do Terreiro Kwê Asé de Oyá, com apoio da Secretaria de Cultura do município. O objetivo é combater a intolerância religiosa e criar iniciativas que promovam o respeito à diversidade de crenças.
As ações reforçam a importância de conhecer e respeitar o patrimônio religioso da cidade como caminho estratégico para o respeito à diversidade religiosa e a construção de práticas democráticas e tolerantes em relação às múltiplas denominações que contribuem na produção do espaço urbano da cidade.
PROGRAMAÇÃO
02/02 6h – Momento “Reflexão no Terreiro Kwê Asé de Oyá”
03/02 I 18h (Espaço Zanine) – Lançamento de livro “O Sagrado e o profano” de Nilma Accioli, professora doutora em História (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ); exibição de documentário Kwê Asé de Oyá, do cineasta Milton Alencar, seguido de debate; abertura das exposições “Trajes do Candomblé” e exposição “Barcos” de artistas da região
04/02 I 7h – Filmagens do documentário “Dia de festa no axé”. Terreiro Kwê Asé de Oyá
15h (Porto da Barra em Manguinhos) – XIV Grande Festa de Iemanjá e Projeto “Candomblé e saúde”