Search
Degradê com CSS

Terceiro dia de discussão do projeto de lei de empréstimo aos microempresários de Macaé tem uma emenda aprovada

Marcel-Foto-Rogerio-Peccioli-9

A modificativa aprovada foi proposta pelo vereador Marcel Silvano

Ampliar a linha de crédito para os pequenos negócios que passaram a funcionar com limitações por conta da pandemia foi a emenda aprovada na terceira sessão da Câmara de Vereadores de Macaé nesta quarta-feira (24). A proposta original do Projeto de Lei (PL) 004/2020, do executivo, visa fornecer empréstimo aos microempresários que tiveram as atividades suspensas na totalidade. A modificativa de Marcel Silvano (PT) teve apoio por unanimidade dos outros parlamentares presentes e passa a integrar a PL. A sessão ocorreu mesmo sendo feriado municipal, quando se comemora o dia do padroeiro da cidade, São João Batista.

Marcel Silvano/ Reprodução

Marcel Silvano justificou a emenda citando a situação do município de Cabo Frio “que mesmo com a flexibilização do comércio, muitos não conseguiram manter as portas abertas por falta de recursos para quitar aluguéis e contas atrasadas. Até quem seguiu com o funcionamento parcial, teve queda significativa nos rendimentos. A prefeitura precisa olhar também para as dificuldades do pequeno negócio”, destacou o vereador.

Outra posposta discutida nesta quarta foi de Maxwell Vaz (Solidariedade), mas teve rejeição da maioria. O parlamentar propôs que outras categorias de negócio, como o Microempreendedor Individual (MEI), profissionais autônomos, pequenos produtores e cooperativas, entre outros fossem incluídas na PL. A emenda recebeu 8 votos contra e 5 votos a favor, além de 1 abstenção. O parlamentar lamentou a rejeição a emenda.


“Infelizmente, volto a repetir que o valor do programa é insuficiente para atender à necessidade. Como o empréstimo maior é de R$ 20 mil, somente 500 empresas conseguirão aderir ao programa. Como será feita a escolha? Há mais de três mil MEIs, por exemplo. O projeto, do jeito que está, ficou desproporcional e excluirá os pequenos empresários”.


Cristiano Gelinho, líder do governo, justificou o voto contrário. “A proposta do autor descaracterizava o programa. Reconheço a boa intenção, mas não podemos correr o risco de haver vetos e a consequente ampliação do prazo para o PL entrar em vigor”. Já Paulo Antunes (PSDB) lembrou que a cidade está com a arrecadação em queda. “Infelizmente, os recursos estão limitados. Se houver a possibilidade, acredito que o prefeito criará outros programas.”

Vereador Gelinho/ Divulgação


Antes de encerra a sessão, outra emenda modificativa de Maxwell entrou na pauta, mas ficou para a sessão desta quinta-feira (25). Os vereadores concordaram com o prazo de 60 meses para o pagamento dos empréstimos, sem a cobrança de juros e correção monetária. No entanto, como a modificação contemplava as categorias que haviam sido rejeitadas antes, o parlamentar fez requerimento verbal para reapresentar a proposta com o texto adaptado, o que foi aceito por unanimidade.


Para que o Projeto de Lei 004/2020 seja votado, ainda restam 12 emendas de Maxwell, uma do presidente Eduardo Cardoso (Podemos), uma de Julinho do Aeroporto (PSDB) e outra de Marcel Silvano. A mensagem será discutida online durante toda esta semana em reuniões exclusivas para essa pauta, sempre às 10h, nos canais oficiais do legislativo. A população pode acompanhar a videoconferência pelo canal Câmara de Macaé (Youtube) e conferir a pauta completa.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2020/06/23/vereadores-de-macae-nao-aprovam-emendas-na-segunda-sessao-que-discute-o-projeto-de-lei-de-credito-para-microempresarios/

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!