Prefeitura de Macaé, confirmou tarde desta sexta-feira (26) o terceiro caso de febre amarela na cidade. De acordo com a Prefeitura, a vítima é uma idosa de 69 anos morada do bairro Serra da Cruz, que fica na região serrana. Segundo o município, ela ficou internada por 21 dias, mas já recebeu alta. Com a confirmação da Prefeitura, sobe para três o número de casos da doença em Macaé. Uma pessoa morreu.
O Estado informou que ainda não foi notificado sobre o caso, que seria o 17º no RJ de febre amarela silvestre em humanos. No total, sete pessoas morreram em virtude da doença.
Veja a lista:
7 casos – Casimiro de Abreu, sendo um óbito
1 caso – São Fidélis
1 caso – São Pedro da Aldeia* – (*paciente contraiu a doença em viagem à zona rural de Casimiro de Abreu)
2 caso – Porciúncula*, sendo dois óbitos – (*local de infecção em investigação)
1 caso – Maricá, sendo um óbito – (*área rural do município)
2 casos – Macaé, sendo um óbito (o terceiro ainda não foi divulgado pelo Estado, apenas pela Prefeitura)
1 caso – Silva Jardim, sendo um óbito
1 caso – Santa Maria Madalena, sendo um óbito
Mutação inédita
No dia 15, dia em que foram confirmadas outras duas mortes, foi anunciada nova descoberta sobre o surto atual da doença. Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) finalizaram o sequenciamento completo do genoma do vírus responsável pelo atual surto de febre amarela no país.
A partir dessa análise, eles encontraram variações inéditas em algumas de suas sequências genéticas. Não há registro anterior dessas mutações na literatura científica mundial, de acordo com a instituição.
Fonte G1
https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/05/10/quase-15-mil-pessoas-ja-foram-imunizadas-contra-febre-amarela-em-buzios/