Search
Degradê com CSS

Temporal alaga Silva Jardim; mais de 87 famílias estão desalojadas

Silva Jardim

O número de desalojados aumentou nesta sexta-feira (23) para 84 em Silva Jardim devido à chuva que atinge a cidade desde a madrugada de quinta (22). Segundo a Defesa Civil, cerca de 3 mil pessoas foram afetadas. Segundo divulgado pela prefeitura, 70 famílias estão desabrigadas e 87 desalojadas. Algumas famílias foram levadas para o Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça, no bairro Fazenda Brasil. Quatro localidades são as mais atingidas: Nova Silva Jardim, Caxito, Varginha e Imbaú.

De acordo com a Prefeitura, a principal preocupação é com o transbordamento do Rio Capivari. Segundo a Defesa Civil, choveu 140 mm nas últimas 24 horas. Por conta disso, diversos pontos de alagamentos foram registrados. Na quinta-feira, a Prefeitura decretou estado de alerta no município.

O prefeito da cidade, Anderson Alexandre (SD) publicou alguns vídeos nas redes sociais referentes ao plano de ação do município. “Nossa preocupação é que o nível do Rio Capivari continue subindo, já que ele recebe fluxo de água de outros municípios. Estamos junto a população. Os secretários estão fazendo todo o possível para minimizar os estragos. E assim que a água baixar já começaremos com a limpeza das ruas e casas. Da mesma forma com que fizemos da outra vez”, relatou Anderson Alexandre em um vídeo publicado em sua rede social.

Ações municipais
Um gabinete de urgência foi montado na Prefeitura para discutir e tomar ações na cidade, com a participação dos secretários de Defesa Civil, Promoção Social, Saúde, Obras, Agricultura, Planejamento e Administração.

No Ginásio Poliesportivo Jorge Mendonça, no bairro Fazenda Brasil, uma equipe técnica da Secretaria de Promoção Social está cadastrando famílias que tiveram que sair de casa por conta da chuva.

“Estamos com equipes monitorando os pontos críticos da cidade. O nível de água nas ruas do bairro Nova Silva Jardim aumentou devido o acúmulo de água que desceu de Imbaú somada ao que já se encontrava no bairro, daí a sobrecarga de água fez o rio transbordar. Informamos também que o primeiro ponto de abrigo na cidade é o Ginásio Jorge Mendonça, e o segundo é o Colégio Profª Vera Lúcia.”, disse o secretário de Defesa Civil Ronilson Santos.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, nesses abrigos as pessoas estão recebendo toda a infraestrutura, como roupas, cobertores e alimentos. O órgão informa ainda que existem técnicos da Defesa Civil circulando pelo município para resgatar eventuais pessoas que estejam em isoladas em situação de risco. “As equipes também estão fazendo monitoramento de áreas onde possam haver deslizamentos e deslizes de encostas. Análises para investigar possíveis desabamentos de construções também estão sendo feitas”, informou a assessoria.

A Defesa Civil colocou à disposição o telefone 2668-1920 para situações de emergência.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!