A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio celebraram o encerramento da temporada de cruzeiros 2024/2025 no Pier Mauá, que recebeu mais de 327 mil visitantes entre outubro de 2024 e abril de 2025. Segundo as instituições, o número reforça a posição do Rio como um dos principais destinos turísticos do Brasil.
Durante o período, o terminal recebeu 36 navios — sendo 25 internacionais e 11 nacionais —, totalizando 107 atracações, com 78 escalas nacionais e 29 internacionais. Ainda de acordo com a Setur-RJ, cinco embarcações visitaram o Rio pela primeira vez.
“O Pier Mauá cumpre um papel essencial para o turismo do Rio de Janeiro, contribuindo diretamente para a economia de todo o estado”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, em nota divulgada. “Seguiremos promovendo o Rio de Janeiro para ampliar ainda mais o fluxo de visitantes.”
Permanência maior dos navios impulsionou a economia local
Um dos destaques da temporada, segundo a Setur-RJ, foi o aumento no tempo de permanência dos cruzeiros na cidade, favorecendo o consumo de roteiros alternativos e atrações culturais. O terminal registrou dias de intensa movimentação: quatro dias com cinco navios simultaneamente, um dia com quatro navios, sete dias com três navios e 18 dias com dois navios atracados.
Marcello Chagas, gerente de operações do Pier, destacou que a aposta em estadias prolongadas refletiu o sucesso da temporada. “O terminal, as armadoras e seus passageiros apostam no sucesso da próxima temporada”, afirmou.
Foto: Carlos Magno
Foto: Carlos Magno
Pier Mauá amplia atuação como centro de eventos
Com o fim da temporada marítima, a Setur-RJ anunciou que o Pier Mauá continuará em destaque como centro de eventos culturais e empresariais. Para 2025, estão confirmados eventos como o Rio Art Tattoo Festival, Rio Innovation Week e o Rio Construção Summit.
Com infraestrutura moderna e localização estratégica, de frente para a Baía de Guanabara, o terminal se consolida como peça-chave na estratégia de fortalecimento do turismo e da economia criativa no Estado do Rio de Janeiro.