Passageiros do MSC Preziosa ficaram apenas 1h na península
A temporada de cruzeiros em Búzios é esperança para ajudar na retomada da economia, e muito aguardada pelo setor de turismo na cidade. Mas durante o fim de semana a passagem do navio MSC Preziosa gerou uma polêmica no município. O navio, que partiu de Santos no dia 11 de novembro com escala no balneário na sexta-feira (13), permaneceu no balneário por cerca de 1h, tempo insuficiente para os turistas descerem, aproveitarem as belezas do município e consumirem no centro comercial. A notícia surgiu após uma turista publicar um vídeo reclamando do pouco tempo para aproveitar a cidade.
Em um vídeo gravado pelo secretário de Turismo, Dom de Búzios, ele explicou que a determinação do tempo de permanência dos transatlânticos é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O que mais Búzios quer é que os turistas passem o dia na cidade para ajudar e influenciar na retomada da economia, que vem sendo feita de forma gradativa. A economia buziana também depende dos transatlânticos. E a gente precisa que vocês entendam que há protocolos para desembarque na cidade. Búzios quer receber vocês de braços abertos, como sempre esteve”, disse.
Ele também esclareceu que a administração da cidade está tentando entrar em contato com órgãos competentes para que o horário de visita seja estendido.
Em nota, a MSC explicou que “o cruzeiro do navio MSC Preziosa era um fretamento. Na escala, foi preciso um tempo maior para que as autoridades sanitárias fizessem as análises necessárias e autorizassem o desembarque dos hóspedes”. Logo, a permanência foi reduzida, porque não houve tempo hábil para autorização.