Pular para o conteúdo
Search

Tem início abertura de servidões a praia Rasa no muro do Condomínio Camurupim

Ação ocorre dentro do prazo estipulado pelo TAC firmado entre o Ministério Público Federal e Prefeitura de Búzios 

As servidões que dão acesso à praia Rasa no muro do Condominio Camurupim, no perímetro logo após ao Pórtico, enfim começaram a ser abertas na quinta-feira (12). A ação é fruto da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em outubro de 2019, entre o Ministério Público Federal e a Prefeitura de Búzios. O Condomínio ocupa área há cerca de 30 anos. O prazo final para conclusão é 3 de abril.

O TAC, assinado pelo prefeito em exercício à época, Henrique Gomes, determinou que o condomínio teria 180 dias para realizar a abertura de duas servidões nos limites laterais da propriedade. Na ocasião a Secretaria de Desenvolvimento Urbano afirmou, ainda, que além do condomínio, existia a possibilidade de outras servidões serem abertas em outros pontos da mesma praia.

Um dos motivos para o avanço do processo foi a atuação dos então secretários de Urbanismo e de Meio Ambiente do governo André Granado, respectivamente, Humberto Alves e Hamber Carvalho. Ambos atuaram junto com as equipes de cada pasta para que a assinatura do documento ganhasse celeridade. 

“Para identificar a área foi montado um grande quebra-cabeças, com plantas, RGI e a base cartográfica, que identificou que o local era de fato área pública e que independente disso, o muro de cerca de 1km de extensão sem servidões impedia o direito de acesso à praia, garantido à toda população e não apenas aos moradores do entorno”, comentou.

A aprovação do condomínio, que na verdade, segundo Humberto contou à Prensa, descobriu-se ser loteamento, data da década de 80.  No entanto, estava em desacordo com a lei de parcelamento do solo que garante a abertura de servidões com o mínimo de 200 metros de  distância entre elas.  

A reivindicação aguardava decisão desde 2005, quando moradores do condomínio localizado em frente ao Camurupim entraram com ação no Ministério Público Federal contra o uso indevido do espaço público. 

Antes da assinatura do documento, o condomínio teria acordado em franquear o acesso apenas a moradores do condomínio reclamante, com identificação em uma espécie de guarita. Acordo esse, que não foi aceito por nenhuma das partes já que o direito de acessar o espaço não é exclusivo de quem reside no entorno, mas se estende à toda população e aos visitantes do balneário. 

A ação abre precedentes para abertura de acessos em outros espaços públicos no município em situação semelhante.



Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.