A tecnologia desenvolvida pela Prolagos, empresa do grupo Aegea Saneamento, para melhorar a qualidade no fornecimento de água na Região dos Lagos foi apresentada em uma conferência internacional de inovação em Frankfurt, na Alemanha. O protótipo da tecnologia SAP Leonardo, em referência ao artista inovador Leonardo da Vinci, automatiza a operação do sistema de abastecimento, garantindo eficiência energética e estabilidade operacional na distribuição de água, aumentando a eficácia do serviço prestado. A ferramenta está em fase experimental de operação em Armação dos Búzios, um dos municípios da área de concessão da empresa.
O aplicativo consiste na utilização de um conjunto integrado de ferramentas para analisar dados em tempo real e históricos de parâmetros operacionais da rede como vazão, pressão, consumo de energia e nível de reservatório. As informações operacionais são combinadas a variáveis externas como fluxo de veículos nas rodovias que atendem a região, condições meteorológicas e as datas da avaliação, que interpreta as variações diárias, sazonais e tendências do consumo esperado.
A inovação permite que a concessionária preveja o aumento da demanda e ajuste sua operação. O sistema é fundamental para atender os municípios da Região dos Lagos, que durante a alta temporada recebem um grande número de turistas, registrando uma população flutuante quatro vezes maior do que a fixa. A solução foi criada com base nas tecnologias Internet of Things – IoT, Big Data, análise inteligente de dados, e mecanismos de aprendizado artificial (machine learning).
“A nossa participação no evento é um reconhecimento para o grupo Aegea e para a Prolagos, que investe em tecnologia e inovação para trazer mais eficiência aos serviços prestados à população. A conferência SAP Leonardo Live é uma oportunidade de estar lado a lado a grandes projetos do mundo todo”, comentou o Gestor Corporativo de Energia da Aegea, o engenheiro Dan Ramon, que representou a empresa na conferência.
O encontro da SAP Leonardo Live reuniu cerca 1.200 tomadores de decisão, clientes, parceiros, formadores de opinião, analistas e veículos de comunicação. Diversos ramos econômicos utilizam esta tecnologia, entre elas rede de trens da Itália, empresas de logística, fabricantes de veículos e equipamentos de infraestrutura. Do Brasil participaram o Incor, com uma aplicação de gestão de pacientes na UTI, a Stara, fabricante gaúcha de maquinas e implementos agrícolas e a Prolagos.
O projeto foi premiado ainda em duas categorias no InnoWeeks 2016 – Olimpíadas da Inovação. Na ocasião, a Prolagos foi convidada pela empresa SAP para participar do evento que propôs um desafio para obter a solução para o abastecimento de água com a aplicação da tecnologia oferecida pela SAP. Os estudos do projeto vencedor foram coordenados pelos engenheiros Victor Barreto e Victor Hoff. Com as conquistas, a concessionária alcançou o segundo lugar geral nesta competição.
Sobre a SAP
Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionarem melhor. Fundada em 1972, em Walldorf, na Alemanha, ela é líder reconhecida em inovação e crescimento.
Em 2006, foram iniciadas em São Leopoldo as operações da SAP Labs Latin America, o primeiro e único centro da SAP na América Latina – um dos 14 mantidos pela companhia em todo o mundo e reconhecido pelo Governo Brasileiro como um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do país.