O dia mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) foi comemorado no dia 13 de julho
Nessa segunda-feira (13), o mundo voltou seus olhos ao dia mundial do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A data foi criada para difundir a informação e conscientização sobre o transtorno.
De acordo com a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, este é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece durante a infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Os sintomas mais comuns são a desatenção, inquietude e impulsividade, o que faz com que a criança apresente dificuldades de aprendizado e relacionamento na escola.
Em adultos, os sintomas mais comuns são a desatenção situações do cotidiano e do trabalho, a falha na memória, e a inquietude.
Ainda segundo a associação, este é o déficit mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados, ocorrendo em 3 a 5% das crianças.
A Psicóloga Geanne Costa, em entrevista à Prensa, explicou que existe uma diferença entre o transtorno e a psicopatologia, sendo importante enfatizar que ele não é considerado uma doença. Segundo a psicóloga, o diagnóstico correto precisa ser dado através de um profissional especializado em TDAH, para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, e a criança não sofra interferências no desenvolvimento escolar, ou tenha rejeição social.
“É muito importante esclarecer o papel dos pais no auxílio de rotina, ser parceiro da escola, informando as dificuldades e avanços, para ajudar os professores. Também a equipe da escola precisa ser conscientizada sobre o TDAH, para que possam defender o direito da educação do aluno, e oferecer um acompanhamento psicopedagogo”, afirma a psicóloga.