“Enquanto uns choram, outros vendem lenços”. A famosa frase do ramo publicitário é o lema que sintetiza o atual momento dos taxistas de Rio das Ostras e Macaé alguns meses depois da globalizada Uber chegar a região. A categoria se mobilizou e a presença do Uber nas cidades está garantindo alguns descontos para os clientes de táxi.
“Nesses tempos de crise não tem nada mais atrativo que o preço baixo. Os mercados e lojas disputam clientes uns com os outros. O Uber entrou nesse espaço. Não tem como negar. Por isso, estou fazendo essas promoções nas corridas que são dentro do município. E não sou o único em Rio das Ostras”, comentou o Johny da Silva, que trabalha a mais de nove anos como taxista em Rio das Ostras.
Johny explica que dá sempre 50% de desconto. Seu método funciona da seguinte forma: Na primeira corrida o cliente paga o valor total e ganha um cupom de 50% a ser descontado na próxima vez que utilizar seu serviço.
“Assim, se na próxima vez ele fizer um percurso de 30 reais irá pagar só 15 reais. Depois disso, ele volta a pagar uma corrida com valor completo. Ou seja, ele paga um percurso com desconto e um sem desconto. A redução no valor é sempre de 50%”, afirma o taxista.
Macaé
Francisco Covas é taxista de Macaé e também está inovando para atrair clientes e fidelizar os que já possui. Um cartão fidelidade foi a forma que escolheu para valorizar aqueles que optam sempre pelos seus serviços.
“Dou a todos os meus clientes um cartão fidelidade que permite um carimbo atrás. Cada carimbo dá direito a 5% de desconto na próxima corrida. E se o cliente completar cinco percursos ele tem direito a um circuito gratuito. A escolha de cada um, desde que seja dentro de Macaé”, diz o taxista que trabalha no município há 12 anos.