Pular para o conteúdo
Search

Taxa de Preservação Ambiental em Búzios: promessa de 2017 ainda não cumprida

Esses recursos podem ser direcionados tanto para o setor turístico quanto para a valorização dos servidores municipais
Foto Divulgação Prefeitura

Búzios enfrenta mais um verão sem a implementação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), aprovada desde 2017. A lei Nº 1.321, que busca investir na conservação do ambiente local, até o momento, não foi colocada em prática. Em novembro de 2022, a gestão municipal voltou ao assunto com a proposta de envolver a concessão à iniciativa privada. O planejamento contemplava na primeira etapa garantir que a empresa vencedora da licitação seria responsável por implantar a estrutura física e digital (aplicativo, software).

A segunda etapa do projeto estaria alinhada com a legislação vigente, que determina que a cidade destine os recursos provenientes da TPA para o Fundo do Meio Ambiente. Esses recursos podem ser direcionados tanto para o setor turístico quanto para a valorização dos servidores municipais. Antes da efetivação, o processo deve passar pela análise e aprovação da Câmara dos Vereadores.

Enquanto Búzios aguarda a efetivação da TPA, Ubatuba, no litoral de São Paulo, serve como exemplo de aplicação bem-sucedida. Na cidade paulista, a taxa, em vigor desde fevereiro de 2023, está sendo cobrada pela primeira vez neste verão. Visitantes que permanecem mais de quatro horas em Ubatuba são obrigados a pagar a Taxa de Preservação Ambiental.

A TPA é uma ferramenta fundamental para o crescimento sustentável local, concentrando esforços na preservação da natureza e proporcionando benefícios diretos à população e aos visitantes. A cobrança se torna ainda mais relevante durante a alta temporada, quando o fluxo de pessoas na cidade ultrapassa os números habituais, impactando o meio ambiente de forma expressiva.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.