Na última quinta-feira (4), manchas de óleo apareceram e se espalharam por praias de Cabo Frio, Armação dos Búzios e Arraial do Cabo. E uma tartaruga marinha foi resgatada com manchas de óleo e, segundo a Petrobras, o Projeto de Monitoramento de Praias retirou ela da água. O animal foi encaminhado ao Centro de Reabilitação Animal de Araruama para avaliação veterinária e tratamento. A informação foi divulgada na tarde do último sábado (6).
De acordo com a Petrobras, “a avaliação da condição clínica do animal indicou a presença de processo infeccioso e/ou parasitário ativo anterior a qualquer contato com óleo. Além de pequena quantidade de óleo aderida à região cervical dorsal, cabeça e cavidade oral”.
Ainda de acordo com a estatal, o animal apresentava desidratação severa, escore corporal magro, elevada carga de epibiontes (cracas e algas aderidas ao corpo) e lesões em tecido cutâneo sugestivas de predação. O animal está estável e em tratamento terapêutico com antibiótico e hidratação, ainda segundo a Petrobras, que não informou o local exato onde a tartaruga foi encontrada.