Uma tartaruga-de-couro foi encontrada morta na tarde de terça-feira (13) na orla de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O animal adulto foi visto boiando nas águas próximas à Rua 152, no distrito de Ponta Negra, por guarda-vidas que atuavam no local.
O grupo Econservation, responsável pelo monitoramento ambiental das praias da cidade, foi acionado e confirmou que se tratava de um exemplar adulto da espécie Dermochelys coriacea. A equipe fez o recolhimento do corpo para análise.
Considerada a maior espécie de tartaruga marinha do mundo, a tartaruga-de-couro pode chegar a quase dois metros de comprimento e pesar até 500 kg.
No Brasil, é classificada como criticamente ameaçada de extinção pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com o Projeto Tamar, esse animal realiza desovas regulares principalmente no litoral do Espírito Santo.
Ainda não se sabe a causa da morte, mas casos semelhantes costumam estar relacionados a ingestão de resíduos plásticos ou captura acidental por redes de pesca.
NEWSLETTER DE NOTÍCIAS PRA VOCÊ FICAR BEM INFORMADO (A)!
Olá! 😊 Estamos criando uma newsletter semanal com as principais notícias da Região dos Lagos – com foco em Búzios, Cabo Frio, Rio das Ostras e Macaé. Bem como, eventualmente, conteúdos sobre Rio, Niterói e notícias nacionais que impactam nossa região.
Quer receber? É gratuita e as notícias serão enviadas para seu e-mail.
Se quiser entrar na lista, nos passa seu e-mail clicando no link ao lado whatsapp