Search
Degradê com CSS

Tartaruga-de-couro é encontrada na Praia de Tucuns em Búzios

egundo o morador do bairro, Ari Colatti essa não é a primeira tartaruga encontrada nos últimos dias. Foto: Ari Colatti
egundo o morador do bairro, Ari Colatti essa não é a primeira tartaruga encontrada nos últimos dias. Foto: Ari Colatti

Animal marinho foi entregue à equipe do Centro de Tratamento de Animais do município por moradores

Uma tartaruga-de-couro foi encontrada na Praia de Tucuns na manhã desta segunda-feira (17). O filhote marinho estava saindo da água em direção a areia quando foi resgatado pelos moradores do bairro, que entregaram a tartaruga com um técnico do Centro de Tratamento de Animais (CTA) do município.

Segundo o morador do bairro, Ari Colatti essa não é a primeira tartaruga encontrada nos últimos dias. “Temos ouvido relatos de que outros filhotes foram vistos, principalmente no canto direito da praia”, disse ele.

Tartaruga foi entregue a um técnico do Centro de Tratamento de Animais (CTA) do município. Foto Ari Colatti

Essa espécie é encontrada em oceanos tropicais e temperados em todo o mundo. No Brasil, frequentemente realiza desova no litoral do Espírito Santo, mas, algumas vezes, essa desova é observada em áreas do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A tartaruga-de-couro possui uma carapaça formada por uma pele resistente e várias pequenas placas ósseas e coloração negra com várias manchinhas pretas e azuladas. Apresenta também sete quilhas distribuídas ao longo do comprimento da carapaça. Também é conhecida como tartaruga gigante.

Faltam placas e barreiras para conscientização

O resgate da tartaruga-de-couro chama atenção para um problema que já é identificado no município: a falta de placas de sinalização para informar a existência de animais para que a população preserve.

“Precisamos de placas e barreiras para preservar os animais que tem aqui em Tucuns, não só tartarugas como outras espécies, inclusive de plantas. As pessoas entram com o carro ou quadriciclo, que podem provocar a morte da fauna e da flora local. Precisamos preservar! O município prometeu a instalação de placas, mas até agora nada. Isso já tem mais ou menos uno”, desabafou o morador Ari Colatti.

A Prensa perguntou ao município sobre o projeto de implantação das placas e barreiras e aguarda o retorno.

ATUALIZAÇÃO 18/01/2022 – 9H48

A Prefeitura disse que está em andamento a sinalização no local, assim como o cercamento para contenção de veículos na área de restinga.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

Justiça mantém suspensão de licença para novo trecho da RJ-102 em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!