Animal marinho foi entregue à equipe do Centro de Tratamento de Animais do município por moradores
Uma tartaruga-de-couro foi encontrada na Praia de Tucuns na manhã desta segunda-feira (17). O filhote marinho estava saindo da água em direção a areia quando foi resgatado pelos moradores do bairro, que entregaram a tartaruga com um técnico do Centro de Tratamento de Animais (CTA) do município.
Segundo o morador do bairro, Ari Colatti essa não é a primeira tartaruga encontrada nos últimos dias. “Temos ouvido relatos de que outros filhotes foram vistos, principalmente no canto direito da praia”, disse ele.
Essa espécie é encontrada em oceanos tropicais e temperados em todo o mundo. No Brasil, frequentemente realiza desova no litoral do Espírito Santo, mas, algumas vezes, essa desova é observada em áreas do Rio Grande do Norte, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A tartaruga-de-couro possui uma carapaça formada por uma pele resistente e várias pequenas placas ósseas e coloração negra com várias manchinhas pretas e azuladas. Apresenta também sete quilhas distribuídas ao longo do comprimento da carapaça. Também é conhecida como tartaruga gigante.
Faltam placas e barreiras para conscientização
O resgate da tartaruga-de-couro chama atenção para um problema que já é identificado no município: a falta de placas de sinalização para informar a existência de animais para que a população preserve.
“Precisamos de placas e barreiras para preservar os animais que tem aqui em Tucuns, não só tartarugas como outras espécies, inclusive de plantas. As pessoas entram com o carro ou quadriciclo, que podem provocar a morte da fauna e da flora local. Precisamos preservar! O município prometeu a instalação de placas, mas até agora nada. Isso já tem mais ou menos uno”, desabafou o morador Ari Colatti.
A Prensa perguntou ao município sobre o projeto de implantação das placas e barreiras e aguarda o retorno.
ATUALIZAÇÃO 18/01/2022 – 9H48
A Prefeitura disse que está em andamento a sinalização no local, assim como o cercamento para contenção de veículos na área de restinga.