A intenção da concessionária é ampliar o número de beneficiados. “Muito mais que um benefício, a Tarifa Social é um direito do cidadão, pois promove o acesso à água tratada, saúde e qualidade de vida. As lideranças são as vozes dos moradores, conhecem as pessoas que vivem nos bairros e as necessidades de cada um. Eles serão uma ponte entre a Prolagos e as comunidades, facilitando o alcance aos nossos serviços e programas socioambientais”, ressalta a coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Simony Dias.
A reunião foi conduzida pela equipe do setor, que tirou as dúvidas sobre as documentações e critérios necessários para efetuar o cadastro. “A concessionária está sempre à disposição para resolver as demandas que surgem e é bom poder contribuir para que venham benefícios para nossa localidade. O encontro foi muito importante porque houve uma troca de experiências entre as lideranças e a empresa. Certamente temos moradores que se enquadram no perfil da tarifa e vamos trabalhar para que eles se cadastrem, tanto aqui no Caminho de Búzios quanto nos bairros adjacentes”, relata Leonardo Leal, presidente da associação de moradores.
Para aderir à Tarifa Social o consumidor deve apresentar: comprovante de renda, identidade, CPF, comprovante de inscrição no Cadastro Único e uma fatura de água. Também é necessário preencher três requisitos: ter renda familiar de até três salários mínimos; fazer parte de algum programa social do governo e ter média de consumo mensal de 10 m³ de água. A adesão ao programa é simples e também pode ser feita nas lojas da Prolagos, pelo WhatsApp 0800 7020 195, ou pelo e-mail [email protected], apresentando fotos de documentos pessoais e do imóvel. Os pedidos são analisados individualmente, observando as condições socioeconômicas dos moradores e o enquadramento nas condições exigidas. Assim que o cadastro das famílias é aprovado, os moradores já passam a ser beneficiados. A Tarifa Social tem duração de 12 meses com renovação mediante a atualização do cadastro.