Search
Degradê com CSS
5abdbf45294ac

Criada em 1965 a Taça Guanabara chega a sua 55ª final a ser disputa neste domingo, dia 17 de fevereiro às 17h no Maracanã. Em campo estarão Vasco X Fluminense. As duas equipes terminaram o ano de 2018 com problemas diversos, mas que sempre passavam pelo quesito financeiro. Montaram elencos com pouco investimento e, por isso, ficaram a margem dos holofotes que brilhavam sobre o Flamengo, o primo rico do estado do Rio de Janeiro.

Talvez a tranquilidade de estar à margem do olho do furacão midiático tenha feito bem a ambos. Até agora o Vasco venceu todos os jogos disputados pelo estadual. Por sua vez, o Fluminense empatou com o Volta Redonda e perdeu para o próprio Vasco. Tudo apagado em razão da vitória sobre o Flamengo por 1 X 0 na semifinal.

A final de domingo não tem favorito. Em pé de igualdade o jogo promete, acima de qualquer coisa, levantar a moral daquele que erguer a taça. E os torcedores sabem disso. Frente às longas e disputadas competições que o calendário oferece aos clubes uma taça serve para dar confiança, estimular a garra dentro de campo e sinalizar ao treinador o valor da ousadia quando o único jeito é improvisar.

E o futebol tem dessas coisas: um dos poucos esportes onde uma equipe desacreditada se supera e vence rivais que no papel são muito superiores, como aconteceu no Fla X Flu. Quem diria que vascaínos e tricolores, que comemoraram a fuga do rebaixamento em 2018, começariam 2019 zoando os rivais, andando pelas ruas com piadas decoradas, sorriso no rosto e, principalmente, o peito inchado sob a camisa que espera a final de domingo.

*Rafael Alvarenga é professor de Filosofia e apaixonado por esportes

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

Carlos José de França é condenado a 33 anos por assassinato de Florencia Aranguren em Búzios

Búzios fecha bimestre com saldo positivo de 212 novas vagas de emprego segundo dados da Firjan

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!