Pular para o conteúdo
Search

Suspensão provisória dos cruzeiros provoca reflexão sobre um possível relaxamento dos protocolos sanitários

Segundo a Anvisa, de 26 de dezembro a 3 de janeiro, foram 798 casos confirmados, 25 vezes maior que nos primeiros 55 dias da retomada da atividade

A retomada dos cruzeiros marítimos era esperança para movimentar a economia, principalmente dos municípios que tradicionalmente recebem escalas como Búzios e Cabo Frio, por exemplo. Mas, diante de uma pandemia em curso, o desafio é manter um grande número de pessoas juntas sem contaminação. A discussão que merece destaque é o que mudou dentro dos protocolos sanitários dos navios dos 55 primeiros dias em diante, porque foi nesse período que os números aumentaram em 25 vezes, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Será que houve algum relaxamento das medidas de segrança?

De acordo com a Anvisa, nos últimos nove dias, de 26 de dezembro a 3 de janeiro, foram 798 casos confirmados, dentre os quais 60% eram tripulantes, número 25 vezes maior que nos primeiros 55 dias de temporada, de 1º de novembro a até 25 de dezembro, quando foram diagnosticados 31 casos entre tripulantes e passageiros das cinco embarcações que operam no país.

Fato é que algo foi mudado dentro dos protocolos sanitários para que a transmissão aumentasse. Mesmo as empresas negando qualquer mudança e garantindo investigação, não houve jeito e a suspensão provisória, até 21 de janeiro de 2022, foi necessária. É a oportunidade de reavaliação para que a viagem dos sonhos dos hóspedes não termine como um pesadelo.

O anúncio da suspensão foi feito pela CLIA Brasil, Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros, na segunda-feira (3).  Em Búzios, o próximo navio estava previsto para esta quarta-feira (5). A cidade chegou a receber dois navios com passageiros e tripulação contaminados, o MSC Prezioas, que parou na cidade no sábado (1°),  após passar o Réveillon em Copacabana; e MSC Splendida, no dia 25 de dezembro.

A suspensão ocorre com efeito imediato para novas partidas e nenhum hóspede será embarcado até o dia 21 de janeiro. Os cruzeiros atuais vão finalizar os seus itinerários conforme planejados.

Revisão dos protocolos
 
Durante esta pausa, a CLIA, em nome das companhias de cruzeiros que operam no país – MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros – disse que vai trabalhar para buscar alinhamento com as autoridades do governo federal, Anvisa, estados e municípios nos destinos que operamos em relação às interpretações e aplicações dos protocolos operacionais de saúde e segurança que haviam sido aprovados no início da atual temporada, no mês de novembro.

Na segunda-feira (3), os secretários de Turismo, Dom de Búzios, de Saúde, Leônidas Heringer e de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira estiveram reunidos com a Clia Brasil e a Anvisa para tratar da suspensão das operações de navios.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.