Os surfistas buzianos Paloma Oliveiro e Sunny Pires conquistaram pódios no Circuito Estadual da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), que aconteceu neste fim de semana no balneário. Eles foram os campeões nas categorias Sub 16 e Sub 18 e Sub 18, respectivamente. O Búzios Surf Pro Am 2022 reuniu mais de 150 atletas inscritos, de várias partes do Brasil, na Praia de Geribá, em quatro dias de muitas manobras radicais. Oito finais amadoras, após a categoria profissional, atenderam atletas de 12 a 18 anos. Os buzianos levaram na categoria amadora.
A surfista Paloma fez a alegria da cidade anfitriã do evento e deixou o título em casa. “Feliz demais com meus resultados, melhor ainda sendo no quintal de casa. Agradeço a todos pela torcida e pelo carinho, em especial a minha família e meu treinador Charles Willian. Gratidão aos meus apoiadores sempre presentes!”, disse a atleta em um post no Instagram.
Logo depois, o buziano, Sunny Pires, repetiu o feito. E deixou, também, em Búzios o título masculino, da categoria Sub 18. Ele, que é o atual campeão estadual sub 16 e sub 18, manteve sua performance de resultados. “Muito feliz pela a minha primeira vitória no ano logo em casa / sub 18. Queria agradecer primeiramente a Deus e a minha família e todos que estavam na torcida e também a Secretaria de Educação de Búzios e a Associação de Surf de Búzios pelo grande suporte do campeonato”, comemorou no Instagram.
Na categoria Sub 12, os capixabas Aninha Dagostini, no feminino e Eric Grattz – de apenas, 10 anos, e filho do surfista Michael Gratz – no masculino, levaram para o Espírito Santo os dois títulos. Seguindo a trajetória de muitos outros surfistas capixabas, que também tiveram o Rio de Janeiro como território de crescimento em suas carreiras, Aninha e Eric aproveitaram essa oportunidade para iniciar suas conquistas, no mesmo estado em que antecessores como Kristian Kimmerson.
O surfista Pablo Gabriel, de 13 anos, que é o atual campeão estadual sub 12, ficou com o título dessa etapa, na categoria Sub 14. O atleta, cabofriense, que é a atual revelação do surfe do estado do Rio de Janeiro, mandou um aéreo rodando, na bateria final e arrancou aplausos da galera. No feminino, da mesma categoria, a carioca Sarah Ozorio, surfista do Recreio, levou o título, com uma nota 08 na final. Foi o primeiro título estadual da atleta, que saiu da água chorando de emoção.
Rickson Falcão, de Saquarema, foi o campeoão na categoria Sub 16. Rickson – que é o campeão estadual da categoria sub 14 de 2021 – enfrentou uma final super disputada e levou a melhor na etapa, em busca por manter o título na nova categoria. Na categoria Sub 18, resultados aparecem no feminino, a atleta paulistana, Kemily Sampaio, surfista da Praia Grande, que está em transição para a carreira profissional, ficou com o título da categoria.
Profissional
O Búzios Surf Pro 2022 com vitória dos irmãos cearenses, radicados no Rio de Janeiro, Yanca Costa e Cauã Costa, na categoria profissional, que protagonizaram uma dobradinha histórica e sagraram-se campeões profissionais da segunda etapa do Circuito Estadual.
Com dois aéreos magníficos – o primeiro, nota 09 e o segundo, nota 10 – o surfista Cauã Costa, conquistou, pela primeira vez, uma etapa profissional. Já a irmã Yanca Costa, com a vitória, manteve a ótima fase de resultados, uma vez que já é a atual campeã estadual do Rio de Janeiro. Cada irmão levou para casa R$5.000,00 pelos títulos conquistados.
Arquimedes, pai e treinador de Yanca e Cauã, falou sobre o sentimento de orgulho e reconhecimento pelo trabalho e dedicação da família.
“Há sete anos nos reunimos e decidimos nos mudar de estado. Pois todos os títulos, do Ceará, já haviam sido conquistados. Escolhemos vir para o Rio de Janeiro. Hoje, vemos que foi a decisão certa. Temos um enorme carinho por esse lugar, em que fomos muito bem recebidos desde a chegada. Hoje foi tudo perfeito! Cauã, nota 10 e os dois sagraram-se campeões! Um grande orgulho!”.
Premiação
Para os Profissionais, a etapa teve nível 2A. Com uma premiação total de R$36 mil reais. Entre os Amadores, os campeões receberam uma prancha do Shaper Ricardo Astral, 53 anos. Ricardo começou a fazer pranchas com 14 anos e reside há mais de 20 anos, em Búzios. Os vice-campeões ganharam blocos e todos os finalistas receberam kits com saborosos kits da Sequóia, que produz os deliciosos Garytos.
A etapa do Búzios Surf Pro Am 2022, foi transmitida, ao vivo (Webcast), pelo Youtube da Feserj, com o apoio e suporte técnico da LS INTERNET.
O evento foi apresentado pela Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, através da Secretaria de Lazer e Esporte. A realização ficou a cargo da FESERJ, com suporte da ABRASP, em parceria com a ASB.
Resultados
Masculino Pro
1- Cauã Costa
2- Pedro Neves
3- Alan Jhones
4- Krystian Kimerson
Feminino Pro
1- Yanca Costa
2- Gabriela Teixeira
3- Julia Duarte
4- Tais Almeida
Sub 18
1- Sunny Pires
2- Guilherme Lemos
3- Rickson Falcão
4- Rafael Lutfy
Sub 18 Feminino
1- Kemily Sampaio
2- Paloma Oliveiro
3- Maria Laura Ferreira
4- Laiz Costa
Sub 16
1- Rickson Falcão
2- Vitor Gabriel Lima
3- Guilherme Lemos
4- Luan Ferreira
Sub 16 Feminino
1- Paloma Oliveiro
2- Sarah Ozorio
3- Luana Paes
4- Sofia Tinoco
Sub 14
1- Pablo Gabriel
2- Nathan Hereda
3- Bernardo Bicalho
4- Eric Grattz
Sub 14 Feminino
1- Sarah Ozorio
2- Leticia Calleia
3- Sofia Tinoco
4- Lanay Thompson
Sub 12
1- Eric Grattz
2- Matheus Jhones
3- Petrus Dantas
4- Guilherme Barreto
Sub 12 Feminino
1- Aninha Dagostini
2- Alice Pitanga
3- Lanay Thompson
4- Eloah de Souza