Pular para o conteúdo
Search

Superintendência LGBTI+ vai emitir Cartão Nacional do SUS em Cabo Frio

O serviço de emissão do Cartão Nacional do SUS (CadSus) passa a ocorrer também na sede da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ do município, a partir da próxima segunda-feira (3) das 9h às 17h. O atendimento ocorria anteriormente apenas nos Postos de Atendimento Médico (PAM). A descentralização da atividade garante acessibilidade e atendimento adequado, em especial para travestis e transexuais por conta da vulnerabilidade social.

“A população Trans precisa de inclusão social e acesso digno a saúde”, afirma Campbell , a direita/ Foto divulgação

A reunião, que decidiu pela mudança no atendimento, ocorreu nesta segunda-feira (27), na sede da Coordenação de Atenção Básica do Município. Estiveram presentes o superintendente da pasta Mateus Cardoso, Karin Neto, coordenadora de Regulação Regional Estadual, Luiz Ribeiro, auxiliar administrativo da Secretaria de Saúde e Alexandro Silva, coordenador da Estratégia de Saúde da família (ESF).

Matheus Cardoso esclarece que o serviço não é exclusivo para a Comunidade LGTBI+, apesar desses serem prioridade já que travestis e transexuais, por conta da vulnerabilidade, tem mais dificuldades para ter os direitos respeitados, como o uso do nome social.

“É fundamental a descentralização da emissão do Cartão Nacional de Saúde, principalmente para população transexual que infelizmente acaba não tendo acesso a este serviço em virtude da discrimninação. Hoje, temos um grande avanço na saúde pública e espero que seja o primeiro de muitos”, diz Matheus.

O presidente do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell, celebra a conquista da comunidade. “Próximo da data de celebração do dia Nacional da visibilidade do Trans essa conquista vem num momento oportuno. A população Trans precisa de inclusão social e acesso digno a saúde. Aprovamos isso no Plano Municipal de Saúde, quando estávamos no Conselho Municipal de Saúde e hoje de fato conseguimos efetivar essa ação”, conclui.

Câmara Temática

A Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ promove a Primeira Câmara Temática Municipal LGBTI+ no município na próxima quarta-feira (29), às 9h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e da Mulher (Sedesdim). O tema da capacitação será “Transexualidade: Educação, Saúde e Empregabilidade” e o objetivo do encontro é combater e diminuir o preconceito e discriminação relacionados à comunidade LGBTI+. O evento é aberto ao público.

A sede da Superintendência de Políticas Públicas LGBTQ+ fica localizada na Av. Nossa Sra. da Assunção, 15 – bairro Passagem.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.