Parceria entre os municípios é para que motoristas parem de burlar as barreiras já instaladas. Segundo o prefeito Alexandre Martins, o novo bloqueio vai ser administrado pelos dois municípios, Búzios está entrando com a estrutura e Cabo Frio com a guarda municipal.
Os municípios de Búzios e Cabo Frio se uniram para criar uma “superbarreira” num trecho em comum às duas cidades, o bairro Maria Joaquina. O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, confirmou à Prensa nesta quarta-feira (24) sobre a parceria, mas diferente do que havia dito sobre o local onde seria montada, a barreira agora será instalada no entroncamento entre a Rodovia Amaral Peixoto e a RJ-102, que dá acesso a Búzios, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Macaé e mais algumas cidades. A via é mais utilizada por motoristas que vêm do Rio e Niterói.
No Decreto Nº 6.487, de 23 de março, publicado nesta quarta no Diário Oficial da Prefeitura de Cabo Frio, ficou autorizada a instalação de barreira sanitária móvel, pelo município de Búzios, como medida excepcional e temporária, nos limites territoriais de Cabo Frio.
O decreto ainda informa que as barreiras sanitárias poderão ser instaladas, no território de Cabo Frio, no raio de 3 quilômetros a partir da divisa entre Cabo Frio e Búzios. Os horários de funcionamento das barreiras sanitárias serão definidos conforme viabilidade de insumos, recursos humanos e necessidade de cada cidade.
A instalação já começou a ser feita na manhã desta quinta (25). O contêiner da Rua 22, em Búzios, foi transferido para o trevo, que fica de frente para a Escola Agrícola Municipal Nilo Batista, com a intenção de evitar que os motoristas façam a entrada pela rua de chão batido, que dá acesso à Maria Joaquina.
A estrada estava sendo constantemente utilizada por motoristas para burlar o bloqueio instalado atualmente na entrada da Rua 22, em frente a Praia Gorda, próximo da linha divisória dos dois municípios, o que possibilitava o acesso, sem restrição, ao município de Búzios.
Com a superbarreira, o bloqueio na Rua 22 vai acabar. O prefeito Alexandre Martins ainda informou que a barreira vai ser administrada pelos dois municípios, Búzios está entrando com a estrutura e Cabo Frio com a guarda municipal.